Fórum de Inovação Rural projeta futuro das regiões raianas

O encontro realizou-se no fim-de-semana passado na XX Feira Raiana, em Moraleja, Espanha.

Especialistas nacionais e internacionais reuniram-se no II Fórum Mundial de Inovação Rural, em Moraleja, Espanha, para discutir estratégias inovadoras de desenvolvimento do mundo rural.
O encontro realizou-se no contexto da XX Feira Raiana, nos dias 2 e 3 de setembro, promovido pela Diputación de Cáceres, o Ayuntamiento de Moraleja e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
A gestão da paisagem rural, a inovação social, o empreendedorismo e a cooperação transfronteiriça orientaram a discussão em torno do futuro do mundo rural, a partir de experiências concretas.
No Fórum estiveram em evidência três projetos ligados a Idanha-a-Nova que refletem práticas inovadoras: a empresa Sementes Vivas de produção e comercialização de sementes em modo biológico e biodinâmico; o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO; e o projeto Idanha Green Valley Food Lab, promovido pelo Município de Idanha-a-Nova.
O sucesso deste segundo Fórum Mundial de Inovação Rural – que sucedeu à edição inaugural em Idanha-a-Nova em 2015 – conseguiu “consolidar o trabalho já realizado e reforçar a organização transfronteiriça e carácter internacional do evento”, afirmou Armindo Jacinto, presidente da autarquia idanhense.
A organização distinguiu a associação La Raya/A Raia com o prémio Inovação em Meio Rural.
A próxima edição do Fórum terá lugar em Idanha-a-Nova, em 2017, e promete continuar a debater e premiar iniciativas e práticas inovadoras ligadas ao mundo rural.


Conteúdo Recomendado