Fornos de Algodres vai dispor de um Autocarro Elétrico

A autarquia viu aprovada a candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) para a aquisição de um autocarro elétrico e instalação de um posto de carregamento.

Para o executivo fornense, este é um motivo de orgulho “por terem sido um dos poucos territórios de baixa densidade populacional a serem contemplados”.

Com o apoio agora conseguido, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres pode, “dar um passo importante na mobilidade sustentável, implementando uma transição para uma economia de baixas emissões de carbono, utilizando veículos mais eficientes e que utilizem fontes energéticas limpas, o que nos permite um melhor desempenho ambiental e redução de custos, ao mesmo tempo que renova a sua frota municipal”.

A realização desta medida irá contribuir diretamente para o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) e para o Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC2030), através da descarbonização e da promoção de utilização de transporte público verde. Também prevê a sustentabilidade energética, permitindo assim uma sustentabilidade económica e ambiental, através da promoção da redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Segundo a autarquia, “esta medida encontra-se inserida no Projeto “Renovação de Frota Amiga do Ambiente” (P11), do Programa Municipal de Mobilidade Sustentável (PM5) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, aprovada por maioria em Assembleia Municipal no dia 30 de dezembro de 2021”.


Conteúdo Recomendado