Fornos de Algodres reduz consumo de água através de campanha de sensibilização

A iniciativa visa “sensibilizar a população para mudanças de comportamentos e de hábitos, na boa gestão da água”.

Os consumidores do concelho de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, estão a reduzir o consumo de água devido a uma campanha de sensibilização iniciada pela autarquia em 2018, foi hoje anunciado.

Segundo a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, presidida por Manuel Fonseca (PS), “a sensibilização e as boas práticas que os munícipes” praticaram entre agosto de 2018 e 31 de dezembro de 2019 “tiveram irrefutavelmente repercussões diretas na economia doméstica, uma vez que se refletiram nos montantes pagos nas faturas da água”.

“De facto, em 2019, face a 2017, as famílias, o comércio/indústria e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) viram a fatura da água reduzir-se, em média, 17,47 euros/ano, 69,06 euros/ano e 245,41 euros/ano, respetivamente”, refere a autarquia em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

De acordo com a fonte, “considerando a água comprada à entidade gestora em alta – Águas do Vale Tejo, SA – constatou-se uma redução de 22%, face ao ano de 2017 (ano de referência), o que equivale a uma redução de 86.582 m3 (86.582.000 litros) de água”.

“Este volume de água economizado constitui a quantidade de litros que dariam para abastecer o concelho de Fornos de Algodres nos meses de maior consumo – julho a setembro”, lê-se.

A autarquia de Fornos de Algodres recorda que no dia 15 de agosto de 2018 iniciou uma campanha de sensibilização dos munícipes para um uso eficiente de água, denominada “A Água Não Dura Sempre. POUPE-A”.

A iniciativa visa “sensibilizar a população para mudanças de comportamentos e de hábitos, na boa gestão da água”.

Com o apoio do Fundo Ambiental e inserido na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, a mesma Câmara Municipal levou a cabo diversas atividades, entre as quais campanhas de sensibilização nos meios de comunicação (televisão, rádio e jornais), em ‘outdoors’, em ‘flyers’, em mensagens exclusivas na rede multibanco e por SMS.

Também foram promovidas “ações porta a porta, pelos estabelecimentos do concelho, ou direcionadas ao Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres”.

“Apesar dos excelentes resultados alcançados, é intenção do executivo municipal continuar na vanguarda, no que a políticas ambientais diz respeito, pois temos plena consciência de que ainda temos muito a fazer, nesta luta – que nos diz respeito a todas e todos, independentemente de onde vivamos – pelas alterações climáticas e por um mundo melhor para os nossos filhos”, refere o comunicado.


Conteúdo Recomendado