Folia do Carnaval regressa à Guarda

O presidente da Câmara da Guarda anunciou hoje que o programa de Carnaval inclui o tradicional “Julgamento do Galo”, um desfile com a participação das freguesias e a instalação de “Tabernas do Entrudo” em casas desocupadas do centro histórico.

Segundo o presidente da Câmara, Álvaro Amaro, a edição deste ano do evento “GuardaFolia” vai ser promovido entre 5 e 9 de fevereiro e terá como momento alto o espetáculo de rua do “Julgamento do Galo”, a realizar na tarde de domingo, dia 7.

A iniciativa, promovida pela autarquia para animar o Carnaval local e atrair foliões para a cidade mais alta do país, conta com o envolvimento das coletividades locais e tem este ano alguma inovação face às edições anteriores.

Uma das novidades é a realização de um desfile, com a participação de 23 freguesias, com início às 16 horas do dia 7, que se iniciará na Alameda de Santo André e que terminará no largo da Sé Catedral, no coração da cidade, com o tradicional “Julgamento do Galo”, que terá a personagem do rei Dom Sancho, fundador da Guarda, como juiz.

“Não quero nenhum cortejo etnográfico. Desejo ver um cortejo animado, satírico, divertido, porque isso é característico do Carnaval”, disse Álvaro Amaro na conferência de imprensa de apresentação do programa.

O vereador Victor Amaral, responsável pelo pelouro da cultura, também presente no encontro com os jornalistas, adiantou que o espetáculo de rua envolverá “cerca de 200 pessoas”, entre atores e representantes das freguesias.

A coordenação artística do espetáculo pertence a José Rui Martins, do Teatro ACERT, de Tondela, e a estrutura do galo, que vai arder no final, está a ser criada por uma equipa que envolve alunos do curso de artes da Escola Secundária da Sé, indicou.

Victor Amaral referiu ainda que a Guarda apresentará ao público “uma manifestação de Carnaval das mais genuínas em Portugal” e um espetáculo com “uma grande notoriedade”.

No âmbito do programa “GuardaFolia”, que propõe o Carnaval “mais engalanado de Portugal”, a autarquia vai ainda promover mais uma edição das “Tabernas do Entrudo”, com a participação de associações do concelho, que desta vez ocuparão casas devolutas do centro histórico da cidade.

Haverá ainda um cortejo infantil, dia 5 de fevereiro (entre as 15 e as 17 horas, que parte da Alameda de Santo André e termina na Praça Luís de Camões), uma “Fun Run”, no dia 07 (11 horas, na Alameda de Santo André) e o espetáculo “Juntos em Revista”, dia 8 (21h30, no Teatro Municipal Da Guarda).

Questionado sobre o montante do investimento com a programação de Carnaval, o presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, não precisou um valor concreto.

O autarca disse que, entre outros valores, estão destinados mil euros para o primeiro prémio do desfile, cada freguesia participante receberá 300 euros (6.900 euros no total) e haverá custos de sete mil euros com a aquisição de serviços de som e luz para o espetáculo do “Julgamento do Galo”.


Conteúdo Recomendado