Fogos em Fornos de Algodres e Sabugal em “fase de resolução”

A fonte do CDOS da Guarda disse à Lusa, pelas 19 horas, que as ações de combate aos dois incêndios estavam a decorrer favoravelmente.

Os dois incêndios que lavraram nos concelhos de Fornos de Algodres e do Sabugal, no distrito da Guarda, entraram em “fase de resolução”, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) local.

Segundo a fonte, o fogo registado em Algodres, no concelho de Fornos de Algodres, entrou na “fase de resolução” pelas 19h39 de ontem e o incêndio de Alagoas, freguesia de Sabugal e Aldeia de Santo António, no município do Sabugal, pelas 19h04.

De acordo com Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), um incêndio “em resolução” é um “incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido”.

Pelas 18h30, o vereador Bruno Costa, com o pelouro das Florestas da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, disse à Lusa, que “90% do fogo está controladíssimo”, havendo apenas receios devido à eventual mudança da direção do vento.

Segundo o autarca, “não houve nenhuma habitação que tenha sido atingida pelo fogo”, que destruiu “essencialmente mato”.

As chamas estiveram confinadas “à zona da Barroca de Algodres, porque houve uma resposta célere dos meios” envolvidos no seu combate, disse Bruno Costa.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda disse à agência Lusa que, durante o combate às chamas, um bombeiro sofreu ferimentos ligeiros, devido a um entorse num pé, e outro também ficou ligeiramente ferido “com um traumatismo num membro inferior”.

 

O fogo rural que começou ontem, dia 4 de setembro, pelas 12h36, no concelho de Fornos de Algodres estava a ser combatido, pelas 20 horas, por 137 operacionais e 42 veículos, de acordo com a ANEPC.

Segundo a mesma fonte, o incêndio que surgiu, pelas 15h54, na zona de Alagoas, no concelho do Sabugal, envolvia no seu combate um total de 114 bombeiros, auxiliados por 33 viaturas.


Conteúdo Recomendado