Floresta vai beneficiar de 188,75 milhões de euros

O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas vai investir nos próximos dois anos 188,75 milhões de euros no sector da floresta, segundo o Plano Nacional de Prevenção Estrutural hoje apresentado. O montante vai ser investido na defesa da floresta através da criação de um dispositivo integrado, que passa pelo reforço de várias equipas […]

O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas vai investir nos próximos dois anos 188,75 milhões de euros no sector da floresta, segundo o Plano Nacional de Prevenção Estrutural hoje apresentado.
O montante vai ser investido na defesa da floresta através da criação de um dispositivo integrado, que passa pelo reforço de várias equipas no terreno, como os GAUF (Grupo de Análise do Uso do Fogo), GeFoCo (Grupo de Especialistas de Fogo Controlado), Sapadores Florestais e outros agentes, como as forças armadas.

De acordo com o Plano Nacional de Prevenção Estrutural (PNPE) 2009-2010, no final do próximo biénio o dispositivo de defesa das florestas terá um total de 2.180 elementos.

O plano prevê também “reforçar o papel dos governos civis e dos municípios” com a criação de comissões distritais de defesa da floresta, planos distritais integrados e o surgimento em todas as autarquias de planos municipais da floresta contra incêndios.

As autarquias vão também ser reforçadas com a transferência de verbas, estando destinados para o próximo ano 7,8 milhões de euros, montante que aumenta gradualmente até atingir os 8,3 milhões de euros em 2012.
No próximo biénio o Fundo Florestal Permanente vai sofrer um “novo impulso” ao ser apoiado com 31 milhões de euros, segundo o PNPE, anunciado na Semana Europeia da Floresta.


Conteúdo Recomendado