Fim-de-semana dedicado à apanha da azeitona

Na Reserva da Faia Brava (Algodres) A Associação Transumância e Natureza (ATN), sedeada em Figueira de Castelo Rodrigo, organizou nos dias 15 e 16 de Novembro um fim de semana dedicado às actividades tradicionais da apanha da azeitona na Reserva da Faia Brava (Algodres), onde existem cerca de 16 hectares de olival biológico certificado. A ATN, ONG […]

Na Reserva da Faia Brava (Algodres)

A Associação Transumância e Natureza (ATN), sedeada em Figueira de Castelo Rodrigo, organizou nos dias 15 e 16 de Novembro um fim de semana dedicado às actividades tradicionais da apanha da azeitona na Reserva da Faia Brava (Algodres), onde existem cerca de 16 hectares de olival biológico certificado.

A ATN, ONG de ambiente, está apostada em recuperar e manter os pomares tradicionais da Reserva da Faia Brava, entre os quais os olivais, de modo a revitalizar as actividades agrícolas tradicionais, implementar modos de produção ecológica, promover produtos regionais de qualidade associados aos projectos da ATN e aumentar a tranquilidade nas zonas de nidificação de aves rupícolas. O azeite produzido pela Associação é depois vendido no âmbito da Campanha Faia Brava (campanha de angariação de fundos para a compra de propriedades para a conservação de zonas importantes para as aves rupícolas).

Projecto inovador de conservação da natureza

A Associação Transumância e Natureza dá conta que tem desenvolvido “um projecto multi-disciplinar e inovador de conservação da natureza na ZPE do Vale do Côa, a Reserva da Faia Brava”.

Neste momento, a ATN conta já com cerca de 500 hectares de propriedades, nas margens do rio Côa, que foram adquiridas pela Associação para a conservação de natureza e gestão sustentável dos recursos naturais. “Temos vindo a desenvolver várias campanhas para dar a conhecer a associação e para angariação de sócios e mostrar o que temos de melhor: a ZPE (Zona de Protecção Especial) do Vale do Côa, uma zona riquíssima em biodiversidade e ainda muito desconhecida do público português”, refere.

As campanhas realizadas têm como objectivos sensibilizar e alertar as pessoas para os problemas relacionados com a conservação da natureza, integrando-as no grande projecto que é a Reserva da Faia Brava.


Conteúdo Recomendado