Fim-de-semana com frio, chuva e neve

Passagem de superfície frontal provoca queda das temperaturas.

As temperaturas máximas vão descer dois a seis graus no sábado, prevendo-se um fim-de-semana com frio, vento forte, neve e alguma precipitação em todo o território continental, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.
De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a descida da temperatura, a precipitação, a queda de neve e o vento forte é provocada pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria no sábado.
“Para sábado, estamos a prever uma descida da temperatura máxima entre dois e seis graus Celsius em relação ao dia de hoje. Estamos também a prever a ocorrência de precipitação começando pelo Minho e depois estendendo-se gradualmente ao restante território. Depois a partir da tarde vamos ter uma diminuição da precipitação”, disse a meteorologista, salientando que os aguaceiros serão de neve acima dos mil metros.
Madalena Rodrigues indicou também que para domingo está prevista uma melhoria durante a manhã e para tarde alguma precipitação, em especial nas regiões do litoral, sendo de neve acima dos 1.000 metros.
No entanto, segundo a meteorologista, para domingo, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima entre os dois e os quatro graus no norte e centro do e no restante território entre os quatro e os nove graus centígrados.
“As temperaturas máximas na região sul e do litoral norte e centro podem chegar aos 14 graus, enquanto nas regiões do interior não vão ultrapassar os oito graus”, explicou.
Madalena Rodrigues salientou ainda que o IPMA prevê vento moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, sendo de 85 quilómetros por hora nas terras altas. “A partir de segunda-feira mantém-se a temperatura baixa mas com tempo seco”, adiantou.


Conteúdo Recomendado