Figueirense Pedro Russo recebe prémio europeu

O jovem Figueirense Pedro Russo recebe mais um prémio europeu para o seu invejável currículo. Um prémio e mais dois milhões de euros para ensinar o espaço.

Astrofísico Pedro Russo coordena projeto internacional considerado o melhor programa educativo europeu em ciência. Horizonte 2020 vai dar-lhe verba para mais três anos.

Para o jovem astrofísico português Pedro Russo, a última semana foi em cheio, com mais um prémio europeu para o currículo e a notícia recebida, de que o projeto internacional que coordena na Universidade de Leiden, na Holanda, de divulgação e educação em astronomia e ciências do espaço, vai receber dois milhões de euros de financiamento do programa europeu Horizonte 2020, para os próximos três anos

“Com esta verba vamos poder continuar o projeto anterior, o Universe Awareness [UNAWE], que também já tinha sido financiado pelo 7º programa-quadro da União Europeia, entre 2011 e 2013”, afirma, satisfeito, ao DN.

O novo projeto, o Space Awareness, arranca em março de 2015 e entre os dez parceiros europeus conta com dois de Portugal: a Ciência Viva e o Nuclio-Núcleo Interactivo de Astronomia, coordenado pela astrónoma Rosa Doran, que já participava no UNAWE.


Conteúdo Recomendado