Figueira de Castelo Rodrigo em risco máximo

De acordo com o IPMA, cerca de meia centena de concelhos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real estão hoje em risco muito elevado de incêndio.

Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, está hoje em risco máximo de incêndio e cerca de meia centena de concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, cerca de meia centena de concelhos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real estão hoje em risco muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na sexta-feira para risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

A previsão, diz a ANPC, é que as condições climatéricas se agravem hoje, em termos de índices de risco de incêndio, no interior norte e centro, em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco.

A ANPC recorda que não é permitido, nomeadamente, fazer fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos, lançar foguetes, fumar ou fazer qualquer lume em espaços florestais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e no interior do Alentejo até meio da manhã, nebulosidade que pode persistir na faixa costeira a norte do Cabo Raso.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde, e sendo temporariamente moderado a forte de nordeste no interior Norte e Centro até ao início da manhã.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima no litoral da região Norte e interior Centro e Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 22 graus (em Viana do Castelo) e os 32 (em Beja).


Conteúdo Recomendado