Figueira de Castelo Rodrigo atribuiu 50 apoios à natalidade em ano e meio

Fcr Natalidade

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo atribuiu 50 apoios à natalidade no último ano e meio, no valor de 54.250 euros, para “amenizar as despesas relativas às necessidades iniciais” das famílias.

“No último ano e meio, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo já atribuiu 50 apoios a casais que tiveram bebés que foram registados no concelho Figueirense”, referiu a autarquia em comunicado hoje divulgado.

Segundo a nota, o apoio financeiro consiste num subsídio no valor de 1.000 euros para o primeiro filho e de 1.250 euros para o segundo ou demais filhos.

“Como tal, no último ano e meio, o município já atribuiu um total de 54.250 euros às famílias que receberam este apoio à natalidade”, lê-se.

O município de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, presidido por Carlos Condesso, salientou que o apoio financeiro “visa atenuar os desafios da baixa natalidade que afeta o país, mas, essencialmente, o interior de Portugal”.

“Estes incentivos ganham ainda mais importância numa altura em que a inflação continua elevada, tornando-se num auxílio para amenizar as despesas relativas às necessidades iniciais destas famílias”, salientou.

O presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo afirmou, citado no comunicado, que “apoiar as famílias é uma prioridade para o município” que lidera desde 2021.

“Com este subsídio, pretendemos aliviar os pais com as suas primeiras despesas relativas aos bens essenciais para os bebés e garantir, ao mesmo tempo, que damos um contributo para o incentivo à natalidade e que estas famílias encontrem em Figueira de Castelo Rodrigo um local acolhedor e favorável para criar os seus filhos”, referiu.

Com a medida de apoio à natalidade em vigor, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo “reafirma o seu compromisso com a valorização da família e com a promoção de políticas que visam o apoio e o bem-estar” dos munícipes.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Condesso vincou que a atribuição de 50 apoios à natalidade em ano e meio “é um sinal de esperança” e demonstra que os cidadãos do concelho “estão a acreditar no projeto que saiu vencedor das eleições autárquicas de 2021 e de todo o trabalho que o executivo está a fazer para criar as melhores condições para os residentes e também na cativação de investimento privado”.

O autarca apelou “às pessoas que saíram [do concelho] para que voltem, visto que estão a ser feitos investimentos importantes de grande vulto” no território.

Como exemplos, referiu a reabertura da fábrica dos Laticínios da Marofa, “cujo proprietário tem prevista a reabertura para o início de 2024”, o investimento de mais de três milhões de euros realizado na Quinta do Cardo (setor agrícola) e a instalação, na zona industrial de Figueira de Castelo Rodrigo, de um armazém de vinhos da CARM – Casa Agrícola Reboredo Madeira.

Segundo os resultados definitivos dos Censos 2021 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, localizado junto da fronteira com Espanha, foi o segundo que perdeu o maior número de habitantes em termos percentuais (-17,76%).

Em 2021, Figueira de Castelo Rodrigo tinha um total de 5.148 habitantes (em 2011 contabilizava 6.260).


Conteúdo Recomendado