Figueira de Castelo Rodrigo promove hoje Encontros com a História

O primeiro momento é “D. Dinis e o tratado de Alcanizes” e acontece hoje, dia 13, a partir das 16 horas.

Tratam-se de visitas guiadas que pretendem dar a conhecer a importância histórica das terras de Ribacôa. A primeira está agendada para o próximo sábado, dia 13 de maio, a partir das 16 horas, na Porta do Sol de Castelo Rodrigo.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo ciente da importância histórica destas terras de Ribacôa, e sabedora da necessidade de dar a conhecer episódios dessa mesma história, que muitas vezes poderão estar esquecidos ou mesmo desconhecidos, vai levar a cabo uma iniciativa à qual apelidou “Encontros com a História”. “Somos um concelho raiano que teve um papel importante na defesa do território nacional, nomeadamente Castelo Rodrigo, que viu também nascer figuras importantes como é o caso Efraim Hezekiah Bueno, um médico e escritor Judeu”, refere a autarquia.

Todos estes momentos são base e motivo para desenvolver um conjunto de “Encontros com a História”. Os visitantes deixaram de procurar única e exclusivamente património e visitas simples, querem experiências e vivências. Assim, com este evento pretende-se revitalizar a memória e proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva na aldeia, recuperando momentos e ambientes históricos.

Estes “Encontros com a História”, através de criações teatrais e performativas vão permitir percorrer e conhecer a aldeia sobre outro prisma. O primeiro momento é “D. Dinis e o tratado de Alcanizes”. Neste momento histórico, D. Dinis e a sua corte visitam a aldeia. Os visitantes serão convidados a visitar a aldeia tendo por guia o próprio rei D. Dinis que também era trovador. Esta visita tem como especial atrativo a lírica trovadoresca e a música em que os visitantes serão convidados a ouvir mas também a dizer cantigas de amigo.




Conteúdo Recomendado