Festival Pão Nosso a partir de sexta-feira em Videmonte

Animação de rua, rotas, música, teatro, mostra etnográfica, artesanato, feira do pão, percursos, oficinas e gastronomia são algumas das atividades previstas para o fim de semana.

Animação de rua, rota dos fornos, música, teatro, mostra etnográfica, artesanato, feira do pão, percursos, oficinas e gastronomia vão ser destaque já a partir de sexta, dia 27 de julho, e durante todo o fim-de-semana (dias 28 e 29) na aldeia serrana de Videmonte. O Pão é o protagonista do Festival de Cultura Popular “Pão Nosso [Festa de Natureza]” que se realiza, integrado no ciclo de festivais do Município da Guarda, numa parceria com a junta de freguesia local, a câmara e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e o Aspiring Geopark Estrela.

Destaque no programa para a rota dos fornos no sábado, dia 28, com visita a seis fornos da localidade, incluindo o comunitário. O visitante é convidado a assistir e a participar na Confeção do Pão no Forno Comunitário de Videmonte. Durante a tarde o destaque vai para a Mostra Etnográfica da Ceifa e à noite há teatro pelo grupo do Manigoto, que apresenta um texto de Raúl Brandão: “O doido e a morte”, e ainda música pelos Roncos do Diabo.
Já no domingo, dia 29, logo pela manhã, abrem a Feira do Pão e a Feira de Artesanato. O dia é será depois animado com a música Grupo de Bombos do Rancho Folclórico As Cantarinhas do Telhado – Fundão, com o Quinteto Reis, os Beira Brass Band e com o Rancho Folclórico de Videmonte.

O Ciclo de Festivais pretende ser um motor de divulgação e promoção do património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, das comunidades envolvidas; alertar para a necessidade de preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas; valorizar produtos e tradições singulares e a sua autenticidade; melhorar a qualidade de vida dos habitantes destes núcleos rurais do concelho da Guarda; aumentar o potencial de dinamização da base económica e produtiva local; criar envolvimento da população na organização destas iniciativas, através de parcerias com coletividades e freguesias locais; e também atrair visitantes da região e do país, dinamizando, assim, a região e a economia local.

Programa
Sexta-feira – 27 de julho
19h00 Grupo de Cavaquinhos do Centro Cultural do Mileu
22h00 Cantares de Videmonte
23h30 Grupo Batuufole

Sábado – 28 de julho
9h00 às 12h00 Rota dos fornos (6 fornos) e Confeção do Pão no Forno Comunitário de Videmonte
14h30 Abertura da Feira de Artesanato e Feira do Pão
14h30 Grupo de Bombos de Valhelhas
16h30 Mostra etnográfica – Ceifa
18h30 Degustação da Bola de Carne – Atuação Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo
21h30 Teatro Manigoto apresenta: “O doido e a morte” de Raúl Brandão
22h30 Roncos do Diabo

Domingo – 29 de julho
8h30 Caminhada
10h30 Feira de Artesanato e Feira do Pão
12h30 Grupo de Bombos do Rancho Folclórico as Cantarinhas do Telhado – Fundão
(receção aos caminheiros)
14h30 Grupo de Bombos do Rancho Folclórico as Cantarinhas do Telhado – Fundão
16h00 Quinteto Reis
17h00 Beira Brass Band
18h00 Rancho Folclórico de Videmonte
Atividades Permanentes:
Confeção do Pão no Forno Comunitário, Jogos Tradicionais, pela Associação de Jogos Tradicionais Da Guarda, Barbeiro Gaiolas e o Amolador de Tesouras, pelos Levados da Breca, Instalação/Decoração das ruas de Videmonte, por Telmo Lourenço

Pátio Mágico
Sábado
11h00 /13h00 Workshop de Cianotipia, por Ana Couto
14h30 Workshop de Gravura/impressão, por Simone dos Prazeres
16h00 Workshop de Magia, por Alcides Fernandes
18h00 Workshop de Papel Artesanal, por Nuno Tavares
Domingo
14h30 Workshop de Papel Artesanal, por Nuno Tavares
17h30 Super Pipoca Produções apresenta: “A História da Ovelha, do Pastor e outras Coisas e Tal

 


Conteúdo Recomendado