Festival Literário “Em Nome da Terra” começa hoje em Melo

O festival inclui conversas com escritores, horas de conto, oficinas de ilustração, percursos guiados por palavras, visitas a escolas, capelas, música, teatro, um jantar literário, entre outras atividades.

A aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, é o cenário da 1.ª edição do Festival Literário “Em Nome da Terra”, um evento de celebração da palavra e da literatura que decorre de 28 a 30 de outubro.


Segundo a organização, este estreia-se com uma edição “repleta de palavras na boca daqueles que escrevem, dedicada a todos os que as leem e escutam, levando os livros a todos os lugares”.


A partir de Melo, aldeia situada na encosta norte da Serra da Estrela, e onde nasceu Vergílio Ferreira, o Município de Gouveia realiza um festival literário que percorre alguns dos espaços emblemáticos da obra deste emblemático escritor português.


“Em Nome da Terra”, uma das obras mais conhecidas de Vergílio Ferreira, foi o nome escolhido para este Festival, marcando assim “um compromisso de continuidade com aquela que é a aldeia mais literária de Portugal”.


O festival é dirigido a leitores de todas as idades, incluindo conversas com escritores, horas de conto, oficinas de ilustração, percursos guiados por palavras, visitas a escolas, capelas, música, teatro, um jantar literário, entre outras atividades.


Teolinda Gersão, Ricardo Fonseca da Mota, Mafalda Veiga, Filipa Leal, Rui Couceiro, Isabel Rio Novo, Cátia Vidinhas, Sérgio Condeço, são alguns dos nomes que marcarão presença neste festival.


A obra de José Saramago e o centenário do escritor, contarão nesta primeira edição do Festival Literário com um especial destaque, dando o mote à peça de Teatro do dia 28, ao Jantar literário do dia 29 e ao ensaio do vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022 que será entregue no dia 30 de outubro.


Este Festival integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature, e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.


Programa:
Sexta-feira, 28 de outubro

9h30/10h30 – “Era uma Vez uma Cadela” e o “Livro dos Medos” com Adélia Carvalho
9h30 – Oficina ilustração com Sérgio Condeço
10h30 – “A História de uma História” e “ A Barata Patarata “ com Raquel Patriarca
14h00 – Hora do Conto: Mariana Machado (“Agora Quem Conta”: contos, fábulas, lenga-lengas)
15h00 – Oficina de Ilustração: Sérgio Condeço (“A Menina que queria Desenhar o Mundo” e “Quando for Grande Quero ser Criança”)
Oficina De Ilustração: Cátia Vidinhas (“O Brincador”)
21h00 – Teatro: “Provavelmente Saramago” de Vinícius Piedade (Capela Nossa Senhora da Conceição)


Conteúdo Recomendado