Festival leva jazz a cerca de 300 alunos de escolas do concelho de Seia

Cerca de 300 alunos das escolas de Seia vão contactar na terça e na quarta-feira com a música jazz, no âmbito da iniciativa “Escolas com jazz”, integrada no festival Seia Jazz & Blues, foi hoje anunciado.

A décima primeira edição do festival, que vai decorrer entre quarta-feira e domingo, começa na terça-feira com a atividade dirigida à comunidade escolar, a realizar pela Big Band formada na Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE), segundo a organização.

Ao longo dos anos, o município de Seia, que organiza o evento, procura contemplar as várias escolas com a iniciativa, “rodando entre elas, num espírito de abertura e [de] estreita cooperação”, é referido.

Segundo a organização, no ano passado foram contemplados os Centros Escolares de Seia e de São Romão e a Escola Evaristo Nogueira e, este ano, a iniciativa abrangerá alunos das escolas EB 2,3 Tourais/Paranhos, EB 2,3 Abranches Ferrão, EB 2,3 Reis Leitão (de Loriga) e a Casa de Santa Isabel, que irão acolher a atividade “Escolas com jazz” na terça e na quarta-feira.

O cartaz do XI Seia Jazz & Blues também inclui concertos de Mónica Ferraz, André Indiana Blues Band e da Big Band da EPSE.

Mónica Ferraz, ex-vocalista do grupo Mesa, subirá ao palco da Casa da Cultura de Seia no sábado, “para proporcionar ao público do festival um concerto diferente”, anunciam os promotores.

Na sexta-feira, será a vez de André Indiana Blues Band, considerado “um dos mais versáteis artistas da sua geração, firmando a sua carreira como cantor, compositor, guitarrista, multi-instrumentista e também produtor”, segundo a fonte.

No dia anterior, o palco será da Big Band da EPSE, uma presença já habitual no programa do Seia Jazz & Blues.

A Big Band da EPSE, orientada por Hélder Abreu, nasceu no âmbito da disciplina de “Projetos Coletivos de Improvisação” do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão, com o objetivo de iniciar os seus alunos na área da improvisação.

No âmbito do festival será ainda exibido, no domingo, o filme “Whisplash – Nos Limites”, de Damien Chazelle, “que conta a história de um jovem que sonha fazer carreira no mundo do jazz”.

O festival, considerado um dos eventos “âncora” do município de Seia, é este ano organizado “dentro de uma linha de forte contenção orçamental”, assinala a organização.


Conteúdo Recomendado