Festival dos Caminhos da Transumância em Alpedrinha

Este fim de semana, dias 15, 16 e 17 de setembro, na freguesia de Alpedrinha, decorre a 16ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.

O evento celebra-se em Alpedrinha todos os terceiros fins de semana do mês de setembro.

A iniciativa procura recordar a passagem dos rebanhos serranos pelas ruas desta vila situada no sopé da Gardunha até aos Campos de Ourique e mais recentemente até às Campinas da Idanha.

A transumância – tema que ilustra o festival – assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na Serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse.

No Festival o público irá reviver essa tradição, com a caminhada iniciada na Praça do Município do Fundão, percorrendo os caminhos da Gardunha, até à Vila de Alpedrinha, onde os chocalheiros aguardam o rebanho que deixaram no início do percurso.

O caminho faz-se a pé, por entre calçadas romanas e vales e montes a perder de vista. Ao lado, caminham ovelhas e pastores, fazendo desta viagem um pedaço de dia ainda mais agradável.

Estas viagens serranas fizeram nascer novos conceitos a nível gastronómico, oriundos do intercâmbio entre as várias regiões por onde os rebanhos passavam, e onde os pastores tinham de permanecer.

Assim nasceram as migas, as caldeiradas com carne e os ranchos.

Na programação deste festival há atividades que divulgam o artesanato pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores.

Os queijos e os vinhos da região, entre outras iguarias estarão igualmente à prova.

Pode consultar todas as informações sobre o evento aqui.




Conteúdo Recomendado