Festival de Poesia e Música de Foz Côa homenageia escritor Nuno Júdice

O Festival de Poesia e Música regressa a Vila Nova de Foz Côa, de 21 a 25 de abril, para homenagear a escritor e ensaísta Nuno Júdice, divulgou hoje a organização.

“Este ano, o festival de música e poesia regressa ao seu formato original de cinco dias de atividades, após os constrangimentos provocados pela pandemia, com cinco dias plenos de atividade com debates, encontros com escritores e muita música”, explicou à Lusa Ana Filipe, vereadora da Cultura do município de Foz Côa.

A edição de 2023 do Festival de Poesia e Música de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, inclui na sua programação, debates, encontros com autores, sessões escolares, leituras em palco e performances que combinam música e teatro.

De acordo com Ana Filipe, o destaque vai para um colóquio-homenagem a Nuno Júdice, “um dos maiores poetas vivos”, a decorrer logo no dia de arranque, e que culmina com a apresentação do seu mais recente livro “Uma colheita de silêncios”.

“Este será um dos pontos altos desta iniciativa literária que vai já na sua 39.ª edição”, destacou a autarca.

De acordo com os promotores, o festival volta a propor o contacto com o público em idade escolar, através da ida de vários autores, tais como Fernando Pinto Amaral, Nuno Camarneiro, Joana M. Lopes, M. G. Ferrey e o próprio Nuno Júdice, às escolas deste concelho.

O também músico e compositor Luís Represas é um dos nomes que integram a programação, com uma conversa-concerto a decorrer no dia 22 de abril, pelas 21:30, no Grande Auditório do Centro Cultural.

Nesta edição do festival de Foz Côa, merecem igual destaque as leituras de Rui Spranger de poesia portuguesa do século XX, a oficina “Letras de canções em foco”, com Thierry Proença dos Santos, e a participação musical de Blandino Soares e Rui David na Junta de Freguesia de Cedovim que inclui a colaboração especial de alguns estudantes do ensino secundário.

O último dia do festival faz-se na companhia da APURO que apresenta o espetáculo “Cabral”, uma dramaturgia cénica que atravessa a vida e a obra de três autores transmontanos: António Cabral, Rui Cabral e António Manuel Pires Cabral que é, ele próprio, convidado desta edição para uma conversa/encontro a decorrer pelas 17:00.

Durante o festival, haverá ainda uma feira promovida pela livraria e editora Snob, a decorrer no hall do Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.


Conteúdo Recomendado