Festival de Matemática – Cidade do Pi na Covilhã

De 11 a 14 de março de 2020 a Covilhã vai transformar-se na Cidade do Pi.

A sessão de inauguração do Festival de Matemática – Cidade do Pi está prevista para o dia 11 de março, às 21h30, no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã.

No dia 12, estão previstas várias atividades nas escolas e às 21 horas, “As canções de Pi”por José Martins com João Salcedas (saxofone). No dia 13, para além das atividades nas escolas está também prevista uma Oficina na Universidade da Beira Interior (UBI), no anfiteatro 6.03, às 17h30, intitulada “TIM – Theatre in Mathematics” por Sérgio Novo (ASTA). Às 21 horas, no anfiteatro das Sessões Solenes da UBI após a música e dança, segue-se uma palestre “Pi: um número envolto em mistério” por António Machiavelo.


No dia 14, Dia Internacional da Matemática, às 11 horas, no Complexo Desportivo da Covilhã realiza-se um Volteio Artístico e Batismo Equestre, Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa. E às 14 horas, no Serra Shopping o “Circo Matemático”, uma performance que combina questões de matemática com uma interpretação circense.

“Um divertido evento onde todos vão ser maravilhados com atividades lúdicas variadas, que só a matemática pode proporcionar” refere uma nota informativa. No “Circo Matemático” não existem limites à imaginação, e serão por isso usadas cartas, dados, cordas e até roupas, para mostrar que a matemática está mesmo em “toda a parte”.


O dia termina com a entrega de prémios dos concursos na Praça do Município e às 21 hora, no Anfiteatro da Parada, a sessão de encerramento termina com uma Palestra sobre “Emoção, Razão, Jogos e Matemática” por José Paulo Viana.


Conteúdo Recomendado