Festival de Artes de Seia reúne uma centena de artistas

Uma centena de artistas vão estar representados no ARTIS XVI – Festival de Artes de Seia 2018, que vai decorrer na cidade de Seia entre 05 de maio e 30 de junho, foi hoje anunciado.

“Inscreveram-se cerca de 70 artistas plásticos e fotógrafos, 46 dos quais de Seia e concelhos vizinhos (artistas locais e regionais), havendo a registar a participação de muitos artistas jovens com formação superior e a qualidade artística das obras”, refere a organização em nota hoje enviada à agência Lusa.

A fonte acrescenta que entre os 36 artistas convidados destaca-se Agostinho Santos, presidente dos Artistas de Gaia e diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia, que será também o presidente do júri do evento organizado pela Associação de Arte e Imagem de Seia em parceria com a Câmara Municipal local.

O festival realiza-se entre 05 de maio e 30 de junho, na Casa Municipal da Cultura de Seia, no ‘Foyer’ do Cineteatro e na galeria de exposições temporárias do Posto de Turismo de Seia.

Na edição deste ano, o tema nas várias áreas é “A Condição Humana”, existindo também o tema livre, segundo os organizadores.

“A escolha deste tema visa recolher contributos críticos e visões criativas sobre os desafios morais e sociais colocados ao ser humano pela denominada ‘crise de valores’ e o crescente desenvolvimento tecnológico”, é justificado.

No Festival de Artes de Seia 2018 apenas os artistas locais e regionais serão concorrentes aos troféus de pintura, escultura e fotografia, sendo os vencedores anunciados na cerimónia de abertura oficial do certame, a realizar pelas 21:30 do dia 05 de maio, no Cineteatro da Casa da Cultura de Seia, seguida de um espetáculo musical de SURMA (Débora Umbelino).

Na tarde do dia de abertura do ARTIS XVI, pelas 15h30, no Jardim das Magnólias e na Casa da Cultura, serão realizadas duas performances artísticas de Rebecca Moradalizadeh (Inglaterra) e do artista Ricardo Cardoso (Seia).

Durante o festival, a Casa da Cultura de Seia acolherá exposições coletivas de artes plásticas e de fotografia e a In Artis (Inclusão pela Arte).

O Posto de Turismo de Seia também receberá uma exposição de pintura de Fernando Rocha (de 07 de maio a 04 de junho), dando depois lugar à exposição de trabalhos dos alunos finalistas do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Seia (até 30 de junho).

O programa do ARTIS XVI contempla ainda diversas atividades paralelas, como encontros e conversas informais com artistas, sessões de cinema e poesia, subordinadas ao tema “A Condição Humana”, e o XI Motin – Mostra de Teatro Infantojuvenil.

A entrada é livre em todas as exposições, espetáculos e sessões de cinema realizadas no âmbito do Festival de Artes de Seia, indica a organização.


Conteúdo Recomendado