Festival de Arte e Animação de Rua anima zona antiga do Fundão até dia 9 de agosto

A zona antiga do Fundão vai ter mais vida e animação entre os dias 31 de julho e 9 de agosto no âmbito do Cale & SangriAgosto, festival de arte e animação de rua, que surge da união de dois eventos.

Organizado numa parceria entre a Câmara Municipal do Fundão, a Associação industrial e Comercial do Concelho do Fundão (ACICF) e a Junta de Freguesia, este festival concentra-se essencialmente nos dois fins de semana que abrange e deverá atrair “milhares de pessoas”.

“É um festival que transforma as ruas do coração da nossa cidade num ponto de encontro de diálogos, de partilhas e de cruzamentos das diferentes linguagens artísticas que caracterizam este grande evento, o que, certamente, será um grande atrativo para toda a comunidade e para os que nos visitam”, disse a vereadora da cultura desta autarquia, Alcina Cerdeira, durante a apresentação do festival.

Do programa, que tem sempre como principal palco as ruas do centro histórico da cidade do distrito de Castelo Branco, constam a apresentação de trabalhos de diferentes artistas urbanos, bem como peças de teatro, espetáculos de música, dança, circo, música, arte urbana, artes visuais, animação de rua, mostras de produtos, gastronomia e as já habituais tasquinhas.

Está ainda prevista a realização de um concurso internacional de fanfarras em que participarão bandas portuguesas e espanholas e a apresentação do projeto criativo “Siga a Banda”, pensado exclusivamente para este festival e que se centra na apresentação da história e tradição das bandas filarmónicas.

A intervenção urbana também se mantém com um trabalho a desenvolver pela artistas argentina Milu Correch e o Casino Fundanense receberá uma exposição que congrega a trabalhos da trilogia “Água Musa”, “L4CRAFT” e “Agricultura Lusitana”, num projeto desenvolvido pelas Aldeias do Xisto.

O festival tem ainda uma grande componente de dinamização comercial, com participantes a “ocuparem” espaços devolutos da cidade e a transformá-los em bares e tasquinhas, que funcionarão em horário alargado até às 4 horas. O restante comércio deverá estar aberto até às 2 horas.

Segundo Luís Oliveira, da ACICF, o número de inscritos já ronda os 40 participantes e esta edição do festival “reúne todas as condições para ser ainda melhor do que as dos anos transatos”, já que serão introduzidas algumas melhorias.

O concurso da melhor sangria e o concurso de novos talentos também voltam a realizar-se.

O investimento global deste Cale & SangriAgosto rondará os 35 a 40 mil euros, parte dos quais a candidatar a fundos comunitários.


Conteúdo Recomendado