Festival da Cherovia estreia-se no centro histórico da Covilhã

O certame começa hoje e termina domingo, com diversas novidades, a começar pelo local.

A sétima edição do Festival da Cherovia começa hoje, este ano numa nova zona. O certame muda-se do Jardim Público para o núcleo histórico da antiga freguesia de Santa Maria, situada atrás da Câmara Municipal da Covilhã. Uma opção justificada pelas “características inerentes ao próprio local”, mas também pela “presença de elementos históricos e patrimoniais que lhe conferem uma outra dimensão”, segundo a organização, da responsabilidade da Banda da Covilhã, autarquia e Associação Cultural Desertuna.

O programa do Festival contará com animação de rua, exposições, concertos, colóquios, artesanato, concursos “e muitas outras surpresas”, de acordo com os promotores. Outras novidades desta edição, que se prolonga até domingo, dia 5, são a caminhada entre a Covilhã e o Ferro, para ver a maior plantação de cherovias do concelho, a parceria com os estudantes da Universidade da Beira Interior, como potenciais embaixadores do Festival, o V Capítulo da Confraria da Cherovia e do Pastel de Molho da Covilhã e o envolvimento da comunidade local, moradores e comércio. De destacar ainda a parceria com os lares e APPACDM da Covilhã.

“O Festival da Cherovia, representa uma aposta num produto genuíno e muito enraizado nas tradições gastronómicas do concelho da Covilhã, onde se concentra 99 por cento da produção nacional”, salienta a organização.

A partir deste ano, fica ainda definido que o evento passa a ter lugar no primeiro fim de semana de outubro, marcando o arranque das comemorações do dia da cidade, que acontecem a 20 de outubro.

O Festival tem uma componente de solidariedade, com a Cruz Vermelha Portuguesa a dinamizar o “Carrossel Solidário”, cujos fundos vão contribuir para a ajuda famílias carenciadas.


Conteúdo Recomendado