Festival “CÔA - Corredor das Artes” começa no Sabugal no dia 1 de julho

O festival de arte na paisagem “CÔA – Corredor das Artes”, que vai decorrer em julho no “Grande Vale do Côa”, começa na cidade do Sabugal no dia 1 daquele mês, anunciou a organização.

O evento, organizado pela Rewilding Portugal, vai decorrer durante o mês de julho nos concelhos de Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, com uma semana de atividades em cada um dos municípios.

“Será o Sabugal a receber a primeira semana de programação, começando exatamente no primeiro dia do mês de julho”, referiu a organização, em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

O recinto do festival vai ser nas margens do rio Côa, junto da ponte que se localiza nas imediações do museu daquela cidade do distrito da Guarda.

Segundo a organização, no dia 01 de julho, realiza-se a cerimónia de abertura do evento (09:30), no auditório do museu do Sabugal, seguida de uma mostra de cinema ambiental e de atividades no recinto do festival, onde estará uma das peças de arte na paisagem desenvolvidas em residência artística por Rumen Dimitrov.

O programa do primeiro dia inclui, pelas 11h30, um ‘showcooking’ e uma atividade física (uma corrida sonora de grupo – ‘audiowalk’ – com a artista Carminda Soares).

No período da tarde começa a programação cultural que inclui uma oficina e concerto comentado de viola campaniça (15h00, por António Bexiga, do projeto RAIA), um espetáculo de dança por Maria Antunes (17h00) e um concerto do projeto RAIA (19h00).

A noite será preenchida com concertos de LaBaq (21h00), Manuel João Vieira (23h00) e Bom Beijo (01h00).

No segundo dia do festival “CÔA – Corredor das Artes”, 02 de julho, haverá um passeio fotográfico na área ‘rewilding’ do Vale Carrapito, em Vilar Maior (10h00) e uma visita à peça de arte na paisagem de Marcelo Moscheta, construída no âmbito de uma residência artística.

Para o recinto do festival está marcada uma aula de ativação física para todas as idades (10h30), uma oficina de teatro infantil (11h30), um espetáculo de teatro vertical por Bruno Melo (15h00) e concertos de José Bonifácio (17h00) e das Tresmoças (19h00).

O fim de semana encerra com o espetáculo de teatro “Guarda-Tempos”, de Benedicte Garrido e Miguel Estima (21h30).

Durante o fim de semana, o festival vai ter em permanência uma feira de produtos locais, espaço de bebidas e restauração e uma zona infantil com insufláveis e outras valências para os mais novos.

O “CÔA – Corredor das Artes” também inclui, numa segunda-feira, dia 03 de julho, uma caminhada interpretativa sobre o património histórico da aldeia de Vilar Maior (17h00), e, no dia 04 de julho, uma caminhada guiada pelos Meandros do Côa (17h00).

A organização referiu que todos os concertos do programa são gratuitos, assim como a entrada no recinto, mas as restantes atividades são pagas e o acesso é feito mediante inscrição.

Os bilhetes já estão à venda nas redes sociais do festival “CÔA – Corredor das Artes” e no seu “EventBrite”.

A Rewilding Portugal é uma organização privada sem fins lucrativos, estabelecida em janeiro de 2019 na Guarda, “cuja missão é promover a conservação da natureza por meio de medidas de ‘rewilding’ em Portugal”, segundo informação disponibilizada na sua página da internet.

Pode consultar mais informações no site oficial do evento AQUI.


Conteúdo Recomendado