Festival ARTIS já começou

Mais de meia centena de artistas plásticos participam na 13ª edição do ARTIS – Festival de Artes de Seia, que começou no sábado na Casa Municipal da Cultura da cidade serrana.

Até 30 de junho, há para ver diversas exposições de pintura, escultura e fotografia numa mostra coletiva em que os criadores locais têm a primazia. O tema desta edição é “E Agora?”. Nas galerias da Casa Municipal da Cultura podem ser vistos 35 trabalhos de desenho e pintura e nove esculturas, enquanto no foyer do cineteatro estão patentes 27 obras de fotógrafos profissionais e amadores. Já o posto de turismo acolhe uma mostra de desenho de António Júlio Saraiva até 15 de junho, cedendo depois o lugar a uma exposição de pintura dos alunos de artes da Secundária local. O ARTIS é organizado pelo município de Seia e a Associação de Arte e Imagem de Seia com o objetivo de valorizar a criação artística dos agentes locais.

A programação deste ano inclui ainda a instalação performativa “Experiências do Presente Peneiram o Futuro”, de Ricardo Cardoso, agendada para 13 de maio (11 horas), junto ao mercado municipal, e as performances de rua elaboradas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Seia nos dias 20 e 27. A 3ª edição da Mostra de Música Moderna de Seia (dia 16), a 6ª edição do Festival Especial (dia 17) e o Motin – Mostra de Teatro Infantojuvenil, entre os dias 25 e 30 de maio, completam as atividades do festival. O ARTIS fica completo com a apresentação do exercício final do curso de teatro, performances do Agrupamento de Escolas de Seia, sessões de filmes ligados às artes, atividades de rua e oficinas de pinturas, entre outras propostas.


Conteúdo Recomendado