Festa dos "Santos Populares" na Guarda

O Município da Guarda celebra os Santos Populares de 13 a 24 de junho.

Começa hoje à noite, em São Vicente, as festas dos “Santos do Bairro”, no âmbito dos Santos Populares, que vão decorrer até dia 24 de junho. Os “Santos do Bairro” prosseguem com atividades e animação no Bairro da Luz (14), Póvoa do Mileu (15) Sequeira (16), Lameirinhas (17), Bairro do Pinheiro (18), Bonfim (19) e Alfarazes (20). Todos os bairros têm no seu programa o tradicional bailarico popular e os comes e bebes tradicionais desta época.

No dia 22, um sábado, a partir das 21h30, o destaque vai para as marchas populares, que terão o Alto do Pina (Lisboa) como marcha convidada. Naquele dia, estarão a concurso cinco bairros da Guarda (Alfarazes, Bairro da Luz, Póvoa do Mileu, Sequeira e Bairro do Pinheiro) que disputam prémios de 1.500 euros (1.º lugar), 750 (2.º lugar) e 500 euros (3.º lugar). 

No dia 23, um domingo, pelas 22h30, terá lugar a escolha da melhor Boneca de Cristal. Concorrem ao prémio de 1.000 euros sete bairros da Guarda: Alfarazes, Bairro do Pinheiro, Bairro da Luz, Sequeira, Bonfim, Lameirinhas e Guarda-Gare.
O programa neste dia inclui ainda, entre outras atividades, a realização de um espetáculo equestre, pela Associação Equestre da Guarda (pelas 21 horas, no largo João de Almeida, junto da igreja da Misericórdia), e um concerto com o grupo Sons do Minho (22 horas, na Praça do Município).

A feira anual de São João, a realizar no dia 24, no centro da cidade, encerra a edição deste ano do evento anual “Santos do Bairro”.

 


Conteúdo Recomendado