Festas do Solstício em Alvoco da Serra (Seia)

Em plena Serra da Estrela, na pequena Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra, terá lugar a tradicional Caminhada do Lampião, oficinas, exposições, música e arte de rua.

De 21 a 23 de junho, a Junta de Freguesia de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, promove mais uma edição das Festas do Solstício e a Caminhada do Lampião.

A Caminhada do Lampião acontece na noite de 22 para 23 de junho e é o ponto alto do certame. A caminhada percorre os campos junto à ribeira de Alvoco, pela noite fora, em homenagem aos muito agricultores, hoje em menor número, que em tempos regavam os campos com recurso aos “giros de água” e à luz de um lampião. Para participar na caminhada, o lampião continua a ser obrigatório, mas já não é necessário ter campo de cultivo em Alvoco, refere uma nota das Aldeias de Montanha.

Ao longo dos três dias de festa juntam-se outras atividades, como oficinas, tertúlias, exposições, música e arte de rua. Segundo a organização, as casas da aldeia são pontos de convívio entre todos, habitantes locais e turistas, e onde é possível provar os sabores mais genuínos da região. Toda a arte de rua é feita por quem lá vive, numa combinação entre duas artistas convidadas para uma residência artística na aldeia, Margarida Girão e Susana António, e os habitantes de Alvoco da Serra. Nas estreitas ruelas da aldeia haverá sempre quem cante, toque ou recite, garante a mesma fonte.

As Festas do Solstício e Caminhada do Lampião são promovidas pela Junta de Freguesia de Alvoco da Serra em parceria com todas as coletividades da freguesia, Município de Seia e ADIRAM. Esta Festa, cofinanciada pelo Fundo Ambiental, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.


Conteúdo Recomendado