Festas do Concelho começam hoje em Seia

Os cabeças de cartaz são os HMB, Rita Guerra, ÁTOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra

Até ao dia 19 de agosto, a cidade de Seia vai receber a 5ª edição das Festas do Concelho, oferecendo a todos os que a visitam um pouco da cultura e dos sabores da região.

O certame realiza-se no Largo da Câmara e espaço envolvente e o programa inclui diversas atividades, tais como: as tradicionais tasquinhas, bares, gastronomia, animação infantil, vários espaços expositivos de artesanato, associações, empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social abertos diariamente a partir das 18 horas.

Para hoje, as festas do concelho em Seia apresentam uma das maiores expressões da celebração religiosa senense, a Festa da Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade.

As comemorações têm início marcado para as 9 horas, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga e a procissão de receção dos andores das povoações anexas.

A encerrar a manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga. O programa da tarde contempla, às 17h30, uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão em honra da padroeira, que encerra as festividades de cariz religioso.

No dia 15, quarta-feira, a praça do Município, recebe o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena, momento agendado para as 19h30 e, de seguida, seguir-se-á a performance do “Viv’arte Ensemble”, – sexteto de cordas, bateria, piano e voz, às 21h. Uma hora e meia depois, os HMB sobem ao palco principal e, por volta da meia-noite, a animação continua ao som de Sara Santini.

Durante o segundo dia das Festas do Concelho (16 de agosto), a tarde será preenchida com momentos musicais com o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior, às 18h30, e com o Grupo de Cantares “Gerações” de Carragozela, às 19h30. Nessa noite, Rita Guerra pisa o palco principal às 22h30. Para encerrar a noite, haverá a atuação do DJ Overule, um dos mais talentosos Dj’s da atualidade e o único Dj português a vencer um prémio MTV.

No dia seguinte, o ponto alto das celebrações está agendado para as 22h30, com a atuação dos ATOA. A animação noturna ficará a cargo do trio de amigos “Ragazzi”.

No dia 18 de agosto, o momento mais esperado da noite será a atuação de Cuca Roseta, que sobe ao palco principal às 22h30. 

O último dia conta com a atuação de Diogo Piçarra, às 22 horas. As Festas do Concelho encerram ao som dos anos 80, com o Dj Lopez.

Nesta edição a principal novidade é o espaço de decoração “casa e jardim”. A exposição apresenta várias soluções de decoração, desde mobiliário e louças, a objetos de decoração e arranjos exteriores, sendo protagonizada pelas empresas senenses: Agroestrela – comércio de plantas, DPN Móveis, Indecor, Utildecor, Maguir, Muito Menos e Porta Lápis – livraria e papelaria.

As Festas do Concelho são organizadas pela Câmara Municipal de Seia, em parceria com a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, Associação Empresarial Serra da Estrela e Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

A entrada é livre.

 


Conteúdo Recomendado