Festa da Transumância em Fernão Joanes

A Festa da Transumância acontece em Fernão Joanes nos próximos dias 18 e 19 de julho (sábado e domingo) com um programa rico em iniciativas ligadas ao Património Pastoril, Pedestrianismo, Turismo de Natureza e Cultural.

A Festa da Transumância está nesta edição associada ao Ciclo de Festivais de Cultura Popular que a Câmara Municipal da Guarda está a levar a cabo desde maio e até setembro de 2015.

Um dos destaques deste festival, que privilegia o contacto com Natureza, vai para a Caminhada Canada da Montanheira. Trata-se de um percurso de 15 Km com partida no sábado, dia 18 de julho, da Guarda (Praça Luís de Camões) e passagem por Maçainhas de Baixo, Corujeira, Trinta, Meios e Fernão Joanes. A inscrição tem o valor de 5 euros e incluí almoço, transporte (Fernão Joanes – Guarda) e Seguro.

Como novidade, este ano a organização da festa apostou no Acampamento das Txoças nas Eiras / Fernão Joanes. A ideia é poder proporcionar aos visitantes uma experiência pastoril, pernoitando em Choças de pastores. A iniciativa é limitada a 30 pessoas (15 Choças x 2 pessoas) e sujeita a inscrição prévia através do correio eletrónico: turismo@mun-guarda.pt

Destaque ainda para o espetáculo comunitário “O Romance da Transumância” que acontece no sábado, dia 18, às 22 horas. Trata-se de um espetáculo teatral de Joaquim Almeida Santos. «Desde tempos imemoriais que a transumância de gado ovino se fazia desde os pontos mais altos da Serra da Estrela até aos campos do Alto Alentejo e terras do Douro. Não só devido ao frio e fortes nevões mas também porque os rebanhos eram muitos e os pastos escasseavam nas terras frias da Estrela e arredores.

A Festa da Transumância é uma organização da Junta de Freguesia de Fernão Joanes, da União de Freguesias de Trinta e Corujeira e da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes.

Programa

18 de julho
8 horas – Percurso pelo património pastoril e turismo de natureza
Canada da Montanheira | Guarda – Fernão Joanes | 15 Km | 6 / 7 horas | Fácil
Guarda – Maçainhas de Baixo – Corujeira – Trinta – Meios – Fernão Joanes
Inscrição através do email: turismo@mun-guarda.pt
5 euros com almoço e jantar incluído e transporte de Fernão Joanes – Guarda e Seguro

Acampamento das Txoças
Eiras / Fernão Joanes
Inscrição: O preço da pernoita é de 10 euros com jantar, pequeno-almoço e almoço incluído.

22 horas – “O Romance da Transumância” (espetáculo teatral) de Joaquim Almeida Santos
24 horas –  Grupo de Música Popular “Anafaia”
19 de Julho

11 horas – Missa de homenagem aos Pastores e Pastoras
13 horas – Almoço com os Pastores


Conteúdo Recomendado