Festa da Castanha na Lapa dos Dinheiros (Seia)

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro a Lapa dos Dinheiros acolhe a 3ª edição da Festa da Castanha.

Este fim de semana, à semelhança dos anos anteriores, num verdadeiro espírito comunitário, a aldeia dá a conhecer os seus soutos, os saberes e sabores de outono mais típicos desta aldeia, num fim de semana onde a castanha é a protagonista e onde não faltará o tradicional magusto na caruma.

Do programa constam, ainda, uma caminhada interpretativa aos soutos, um mercado de sabores da aldeia, oficinas de cozinha sobre o uso da castanha na gastronomia, no sábado a cargo da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH-IPG) e no domingo com o Chef Batista, uma oficina de tricô, um almoço comunitário e muita animação de rua compõem o programa.

“Com papel preponderante na dieta da montanha, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiros, uma verdadeira reserva da árvore que, nos últimos dois mil anos, constituiu um eixo fundamental da vida serrana”, refere a organização.

O evento é organizado pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Centro Social da Lapa dos Dinheiros, em parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (entidade gestora do projeto Aldeias de Montanha) e o Município de Seia.

Programa
31 OUTUBRO
Local: Salão da Junta de Freguesia
17 horas: Oficina de cozinha, o uso da castanha na gastronomia I ESTH-IPG

01 NOVEMBRO
Local: Largo D. Dinis
11 horas: Mercado de sabores de Outono
11h30: Caminhada interpretativa pelos soutos da Lapa (Trail Id)
12h30: Almoço comunitário (pré-inscrição obrigatória*)
15h00: Oficina de tricô na Aldeia
16h30: Oficina de Cozinha (sopa de castanha, perdiz, shiitake e legumes da horta – Chef Batista / Quinta Madre d’Água)
17hoo: Magusto tradicional na caruma

As pré-inscrições podem ser efetuadas através do Centro Dinamizador da Rede das Aldeias de Montanha, pelo número 238 310 246, ou no Posto de Turismo de Seia através do número 238 317 762.


Conteúdo Recomendado