Festa da Castanha em Folgosinho vai decorrer com uma caminhada e plantação de soutos

Para assinalar a “Festa da Castanha” irá realizar-se um percurso pedestre, que irá culminar com uma ação de plantação de castanheiros e um pequeno lanche/magusto.

A “Festa da Castanha tem sido, nas suas sucessivas edições, um momento mobilizador dos produtores de castanha e produtos confecionados com base neste fruto, em torno do qual se desenvolve uma atividade económica, com forte tradição e potencialidades na aldeia de Folgosinho, como explica uma nota informativa da autarquia.

No entanto, este ano, tendo em conta o atual contexto de pandemia, a organização decidiu “não realizar a Festa da Castanha nos moldes habituais, mas, ainda assim, assinalar a ocasião”.


Assim, no dia 31 de outubro, sábado, irá realizar-se um percurso pedestre, que irá culminar com uma ação de plantação de castanheiros e um pequeno lanche/magusto.


Os participantes deverão comparecer às 08h30, no Adro de Viriato, em Folgosinho (local onde habitualmente se realiza a “Festa da Castanha”). A caminhada irá ter início às 9 horas e irá culminar na zona da Portela, onde será feita uma ação de plantação e distribuído um pequeno lanche/magusto.
A iniciativa é promovida pelo Município de Gouveia, a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR.

Normas de Participação:

  • As inscrições serão limitadas a 20 participantes;
  • Os participantes deverão manter o distanciamento social de 2 metros entre si;
  • Os participantes serão separados em grupos de 4 pessoas, preferencialmente constituídos por coabitantes e acompanhados por 1 (um) guia;
  • Os grupos deverão partir com o distanciamento de 50 metros entre si e manter esse distanciamento ao longo do percurso, para evitar aglomerados;
  • A separação entre os grupos e o distanciamento social entre pessoas deverão ser mantidos durante as atividades a decorrer na zona da Portela (plantação e lanche/magusto).
    *Deverá levar água para hidratação, assim como roupa e calçado apropriado.
    *A atividade poderá ser cancelada em resultado de condições meteorológicas adversas, do agravamento da situação pandémica ou de alterações legislativas que possam resultar na proibição ou impossibilidade da realização da atividade
    As inscrições são gratuitas e os interessados poderão fazê-lo, até ao dia 29 de outubro (quinta-feira), através dos seguintes contactos: Posto de Turismo de Gouveia (238 083 930 | 962 033 099 ou email.

Conteúdo Recomendado