Férias em março e neve que cobre a Serra da Estrela ajudam a preencher hotéis

A Páscoa em março e a neve a cobrir a Serra da Estrela estão a ajudar as empresas de hotelaria da região a ter boas taxas de ocupação nesta quadra. O hotel Eurosol em Seia tem por estes dias uma taxa de ocupação a rondar os 80% e poderá ficar praticamente lotado no fim de […]

A Páscoa em março e a neve a cobrir a Serra da Estrela estão a ajudar as empresas de hotelaria da região a ter boas taxas de ocupação nesta quadra.
O hotel Eurosol em Seia tem por estes dias uma taxa de ocupação a rondar os 80% e poderá ficar praticamente lotado no fim de semana, acredita Miguel Camelo, diretor. Segundo referiu à Lusa, não se pode comparar a Páscoa do último ano com o período atual. «Este ano temos neve, que em 2012 não caiu até porque a Páscoa foi em abril. Por isso, é incomparável», destacou. A neve funciona como grande chamariz, refere, salientando que o mercado nacional está a ser «fundamental». Os hotéis do grupo IMB Natura, na Covilhã e na Guarda, registam também taxas de ocupação a rondar os 80%, «mas com preços mais baixos que noutros anos em que houve neve na Páscoa», referiu Luís Veiga, administrador. «Para além da comida e dormida, o interior do país tem agora custos agravados por causa das portagens, o que obriga os hotéis a perderem rentabilidade e a terem que praticar preços médios mais baixos», sublinhou à Lusa. O número de visitantes espanhóis é aquele que regista uma maior diminuição, sobretudo nas duas unidades do grupo localizadas na Guarda, referiu Luís Veiga, que não tem dúvidas em culpar a cobrança de portagens na A25 como causa direta da redução. A única exceção no grupo IMB Natura diz respeito ao hotel termal e lúdico H2o em Unhais da Serra, que se encontra lotado, referiu. Em plena montanha, a ocupação dos dois hotéis e casas de montanha da Turistrela ronda os 90%. «O que sentimos é que grande parte das pessoas que iam para fora deixaram de ir e optaram pela Serra da Estrela», refere Artur Costa Pais, administrador, a propósito dos efeitos da crise. No caso, a austeridade parece estar a manter turistas dentro do país, o que terá ajudado a Turistrela a ter este ano os melhores meses de janeiro e fevereiro «de todos os tempos» em termos de ocupação hoteleira. Março está a registar também «resultados excelentes», acrescentou. Artur Costa Pais não tem dúvidas de que «há uma tendência para fazer férias cá dentro: vê-se gente nova que nunca veio à Serra da Estrela, mas que sabe fazer esqui».

Conteúdo Recomendado