Feira de São Mateus em Viseu

Revitalizada, a mais antiga feira franca viva da Península celebra 625 anos e arranca já na próxima sexta-feira, dia 11 de agosto. Espera 1 milhão de visitas, com surpresas e novidades, em “Ano Oficial para Visitar Viseu”.

Em ano de aniversário redondo – 625 anos –, a Feira de São Mateus declara-se como “a feira popular portuguesa de referência”. Em 2016 alcançou mais de 1 milhão de visitantes em Viseu, depois de um projeto intenso de revitalização histórica, modernização da organização e requalificação da sua infraestrutura, que deu frutos.

A edição de 2017 realiza-se entre 11 de agosto e 17 de setembro. Os 6 domingos serão “francos” (de entrada livre). “É um tributo ao aniversário da mais antiga feira franca viva da Península, a pensar especialmente nas famílias”, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a Feira de São Mateus vive hoje, de novo, um tempo áureo. A aposta na reabilitação do certame e na sua qualificação de ‘A a Z’ foi bem sucedida. Em 2017, as expectativas estão ainda mais altas, para todos os públicos – e a organização voltou a surpreender.”

Em 2017, o certame promete novos passos no projeto de revitalização e qualificação, trazendo ao “Campo de Viriato” novas arquiteturas e experiências-surpresa, ao lado de um “cartaz de luxo em ano de ouro”.

Uma das principais novidades está relacionada com a apresentação do projeto municipal “Viseu Arena”, a futura sala de espetáculos da cidade de Viseu, que promete ser a maior da região Centro, com uma capacidade superior a 5000 pessoas. O Município está a preparar uma “experiência imersiva” no certame para conquistar futuros públicos.

Outra das novidades é a instalação de uma praça-jardim, com cerca de 900 m2, sombreada e com difusão de vapor de água, irá nascer na “Praça de Viriato”, como espaço de encontro, de eventos e de descanso.

O investimento nas arquiteturas chega também à gastronomia. Em 2017, a Feira apresenta uma nova rua no seu recinto, com novos stands e esplanadas, dedicada à iguaria gastronómica mais antiga da feira: as enguias de conserva da Murtosa.

A mudança do espaço fica ainda marcada pelo fim do recurso a WC portáteis, com a construção de quatro equipamentos (dois em 2016, dois em 2017) permanentes. “São Mateus é a feira mais qualificada também a este nível em Portugal”, sublinha o presidente da VISEU MARCA, a entidade organizadora, João Cotta.

No plano de cartaz musical, a Feira de São Mateus orgulha-se em 2017 de apresentar “a melhor programação de sempre”. No Palco Santander Totta estreiam-se bandas e artistas como Seu Jorge e Paula Fernandes, Matias Damásio e Nélson Freitas, Aurea e HMB. Juntam-se-lhes nomes consagrados como Resistência, Pedro Abrunhosa, Marco Paulo, Paulo de Carvalho ou José Cid. O cartaz não fica completo sem Cuca Roseta, David Carreira, AGIR, DENGAZ e Diogo Piçarra, entre outros.

“A lusofonia tem no palco da Feira de 2017 uma marca privilegiada e de qualidade”, destacou João Cotta.

Dos 38 dias do certame, 16 serão de entrada paga e 22 de entrada livre, mas em todos a Organização assegura programação de palco e momentos de animação. Em dias gratuitos atuarão artistas tão marcantes como April Ivy, Capitão Fausto e Fábia Rebordão.

No plano artístico, uma das novidades avançadas é o projeto de uma “Grande Orquestra de Percussão da Feira”, que atuará na abertura e no encerramento, composta por algumas centenas de artistas, profissionais e amadores, jovens em formação ou crianças. A Orquestra, promovida pelo Município, criará um reportório original, interpretado com objetos relacionados com a Feira de São Mateus, a par de instrumentos de percussão convencionais.

Depois de uma fase de quase desaparecimento, o artesanato regional volta este ano a reconquistar posição na “guardiã das feiras populares do país”. Segundo a organização do evento, a Feira destina em 2017 uma área nobre para acolher artesanato autêntico da região e do país. Durante as cinco semanas, em oito stands, cerca de 24 artesãos apresentam-se, com exposições, ateliês e trabalhos ao vivo.

Ainda na esfera das tradições de Viseu, a Feira destaca este ano mais de uma dezena de experiências e realizações, entre as quais o “Dia de Viriato”, o “Festival Internacional de Folclore de Viseu”, o concurso dos vestidos de chita (com participação aberta à comunidade), o Passeio Histórico de Automóveis Antigos (parceria com o Automóvel Clube de Viseu), o cinema ao ar livre e a “Banda Desenhada”.

Ao todo, a Feira de São Mateus 2017 contará mais de 120 eventos, entre concertos e outros espetáculos, sessões de cinema, cortejos alegóricos, desfiles populares, concursos tradicionais, passeios históricos, peddy papers, exposições, workshops e visitas guiadas à cidade.

Toda a informação e programação está disponível em www.feirasaomateus.pt e nas suas contas de Facebook e Instagram. A bilheteira, na rede Blueticket, está disponível online e nas lojas habituais.

Conheça as datas dos concertos:

Seu Jorge (12 de agosto), AGIR (14 de agosto), Marco Paulo (15 de agosto), Fábia Rebordão (16 de agosto), Savanna (17 de agosto), Diogo Piçarra (18 de agosto), Paula Fernandes (19 de agosto), Matias Damásio (22 de agosto), Mara Pedro (23 de agosto), Coro Mozart (24 de agosto), Pedro Abrunhosa (25 de agosto), Aurea (26 de agosto), April Ivy (29 de agosto), Carla Linhares (30 de agosto), HI-FI (31 de agosto), Dengaz (1 de setembro), Paulo de Carvalho (2 de setembro), O Mundo da Sara – Ao Vivo (3 de setembro – manhã), Catarina Rocha (3 setembro – noite), You Can’t Win, Charlie Brown (4 de setembro), Concerto Gospel – Afroospel Miguel Vieira (5 de setembro) Cuca Roseta (6 de setembro), HMB (8 de setembro), Nelson Freitas (9 de setembro), Capitão Fausto (11 de setembro), José Cid (13 de setembro), Vox Visio (14 de setembro), David Carreira (15 de setembro) e Resistência (16 de setembro).

 


Conteúdo Recomendado