Aldeia Histórica de Castelo Mendo recebe Feira Medieval no fim de semana

A Aldeia Histórica de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, recebe no fim de semana mais uma edição da Feira Medieval que assinala a atribuição do foral pelo rei Dom Sancho II, em 1229.

O evento, que decorre no sábado e no domingo, é organizado pelo município de Almeida, em colaboração com a União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Mesquitela e Monteperobolso.

Segundo a organização, com a realização do evento, de caráter anual, é cumprido o foral que foi atribuído a Castelo Mendo em 1229 pelo rei Dom Sancho II.

“Durante o sábado e [o] domingo deixe-se seduzir pelos aromas, sons e histórias do passado que vão acontecer no palco da ‘vila’, deixe-se encantar com as diabruras dos jograis, os galanteios dos espadachins, divirta-se com as rábulas dos bobos e com os amores e desamores das damas e dos nobres, deixe-se enfeitiçar pelas bruxas malévolas do caldeirão de ferro, delicie-se com sabores nas tabernas do mercado”, anunciaram os promotores da iniciativa.

Durante a Feira Medieval de Castelo Mendo serão realizadas oficinas em permanência para as famílias, haverá jogos medievais, passeios de cavalo, oficinas de dança medieval, acampamento militar e civil, tiro ao arco, tenda com répteis, um espaço com animais da quinta, falcoaria e aves, entre outras atividades.

A organização referiu, em comunicado, que para os mais pequenos haverá “animadas atividades, onde reinará a imaginação, de mãos dadas com a história, numa vila transformada em agitada urbe medieval”.

Segundo o programa, o evento começa pelas 15h00 de sábado, com a abertura do mercado, seguindo-se uma arruada musical com malabaristas (nas portas exteriores e no Pelourinho).

O destaque do primeiro dia, que também inclui, entre outros momentos, teatro de rua e marionetas, treinos de cavaleiros e um desfile pelas ruas, vai para a realização de uma ceia medieval, pelas 19:30, na igreja de São Vicente.

No domingo, o espaço da Feira Medieval, que abre pelas 10h00 e encerra pelas 19h00, inclui animação e teatro de rua, danças, um desfile de cavaleiros apeados e montados e outro histórico, um torneio a cavalo e tiro com arco, entre muitas outras atividades.

A localidade de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, no interior do país, é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

A Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal refere na sua página na internet que o foral concedido por Dom Sancho II a Castelo Mendo, em 15 de março de 1229, “instituiu um mercado semanal, aos domingos, no interior do castelo, e uma feira realizada três vezes ao ano, com uma duração de oito dias, sendo esta uma das mais antigas feiras medievais” do país.

“A 01 de junho de 1510 Dom Manuel I deu Foral Novo a Castelo Mendo, sendo a vila dotada de um pelourinho, erguido junto da igreja de São Vicente, uma Casa da Câmara e respetiva prisão”, lê-se.

A Aldeia Histórica de Castelo Mendo manteve o estatuto concelhio até 1855 e foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1984.


Conteúdo Recomendado