Feira do Queijo Serra da Estrela em Fornos de Algodres

Nos dias 16 e 17 de março, o Mercado Municipal de Fornos e Algodres acolhe o certame dedicado ao produto endógeno da Serra da Estrela.

O evento , que é imagem de marca do Município e da região, incluirá provas de queijo, concurso de ovinos Serra da Estrela, tasquinhas de artesanato e produtos locais, animação de rua e recriações etnográficas.

No dia 16 de março, o grupo ANAFAIA e a dupla Quim Roscas & Zeca Estacionâncio animam os presentes e, no dia seguinte, realiza-se o Festival de Folclore.

Segundo o Município, “neste evento autêntico de promoção da nossa identidade e ruralidade, os pastores, as queijarias tradicionais e os produtores de queijo DOP serão, mais uma vez, as principais figuras de cartaz. Estarão igualmente presentes os produtos regionais de valor como o nosso azeite, os enchidos, o mel, os doces regionais, e claro, os nossos produtos com urtiga.”

“A Feira do Queijo de Fornos de Algodres pretende mostrar e manter viva a autenticidade e a genuinidade da produção do Queijo Serra da Estrela, a sétima maravilha da gastronomia nacional”, acrescenta o Município.

A anteceder a Feira do Queijo, irá decorrer no dia 14 de março, um debate dedicado à Valorização do Território, a ter lugar no Centro Cultural Dr. António Menano. A iniciativa com início às 20 horas contará com a presença do presidente do Município de Fornos de Algodres, António Manuel Fonseca; da representante da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro – Coimbra, Adosinda Almeida Henriques; da representante da Confraria da Urtiga, Rosa Costa, do representante do Município de Fornos de Algodres, Bruno Costa e ainda o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Veloso da Silva Torres.

O estatuto da Agricultura Familiar; a promoção e desenvolvimento do turismo de gastronomia no concelho de Fornos de Algodres; e a plataforma digital online de promoção e venda de produtos agrícolas e tradicionais do concelho de Fornos de Algodres serão alguns dos temas em debate.

Este evento insere-se na estratégia do Município de Fornos de Algodres de fomentar e valorizar os produtos endógenos, os recursos, a cultura e as tradições locais.

 

 

Saiba onde comer e onde dormir em Fornos de Algodres.    




Conteúdo Recomendado