Feira do Queijo de Seia atraiu milhares de pessoas

A Feira do Queijo de Seia, que se realizou de 2 a 5 de março, voltou a conquistar grande afluência de pessoas, com milhares de pessoas a visitar Seia.

Na passada quinta-feira, Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia, aproveitou a primeira reunião do executivo pós Feira do Queijo para fazer um balanço do certame, referindo ser “uma aposta certeira na promoção do Queijo da serra da Estrela e dos produtos endógenos locais (enchidos, mel, pão e vinho do Dão), proporcionando por sua vez boas oportunidades para a divulgação e comercialização dos produtos locais, com impactos muito significativos para a economia local”. 

Para o autarca, o facto de a data da feira se manter a mesma, realizando-se sempre por altura do Carnaval, a ampliação do certame para quatro dias, e a dinâmica associada ao evento, que “mantêm vivas as nossas tradições e costumes”, são os principais fatores do crescente sucesso da feira.

Da programação deste ano da Feira do Queijo destacou-se a produção ao vivo do maior queijo de ovelha de Seia, uma iniciativa que se foi introduzida em 2016 e que “junta diferentes produtores de queijo num momento de partilha e convívio”. A feitura do queijo realizou-se na segunda-feira do certame, envolvendo os Lacticínios Correia e Barreiras, Queijaria Quinta da Pena, Queijos Lagos, Queijaria Matias, Queijos Ribeiro & Guimarães e Queijos Tavares. O queijo de ovelha irá agora para “maturação”, para ser aberto na próxima edição da Feira do Queijo.

Na terça-feira de Carnaval realizou-se uma produção ao vivo do enchido de Seia, uma atividade protagonizada pelo Fumeiro Artesanal de Seia, o Enchido Serrano e o Dom Fumeiro da Serra.

A 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela contou com a participação de centena e meia de expositores e várias atividades, desde confeção de pratos típicos de pastores pelos restaurantes do concelho, desfile de moda e sessão de harmonização de queijo com vinho, assim como o programa de animação permanente, com a envolvência de 19 associações e coletividades do concelho, valorizando os saberes tradicionais, as suas raízes culturais e sociais. Também a recriação da Quinta do Pastor, onde decorreram as demonstrações de ordenha da ovelha, e a mostra do Cão Serra da Estrela, voltaram a ser fatores de atratividade, em especial para famílias com crianças.

A feira do Queijo é organizada em parceria coma Associação de Artesãos do Parque Natural da Serra da Estrela (AASE), a Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela (AAPNSE), a Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), a Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela (LICRASE), a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Turismo do Centro de Portugal e a Sonae MC.


Conteúdo Recomendado