Feira de São João na Guarda

A Feira Anual de São João irá realizar-se no próximo domingo, dia 24, a partir da envolvente do Jardim José de Lemos, prolongando-se depois ao longo da Rua Vasco Borges, Rua Batalha Reis e Rua Soeiro Viegas, da Alameda de Santo André até à Escola Básica de Santa Clara.

O Município da Guarda salienta que a Festa de Encerramento dos Santos do Bairro, nos dias 23 e 24 de junho, a realizar na Praça do Município, contará com gastronomia variada, música de raiz tradicional, artesanato e muita animação. No dia 23 de junho o destaque é para as marchas, com 6 bairros a concurso e 1 marcha convidada, Marcha de Alcântara – Lisboa, constituída por 60 elementos.

Participam Alfarazes, Bairro da Luz, Bairro do Pinheiro, Póvoa do Mileu, São Vicente e a Sequeira. A escolha das três marchas premiadas, que receberão 1000, 500 e 300 euros, resultará da avaliação feita por um Júri, constituído por elementos da marcha convidada (Marcha de Alcântara). Para além do prémio monetário, a Marcha vencedora apresentar-se-á no Bairro de Alcântara, promovendo a partilha de experiências entre bairros que dinamizam as suas atividades em contextos sociais e culturais diferentes, criando dinâmicas comunitárias que importa conhecer. O dia terminará com o animado baile da Banda Segunda Geração.

No dia 24 será selecionada a “Boneca de Cristal”, iniciativa onde participam 9 bairros: Alfarazes, Bonfim, Guarda-Gare, Lameirinhas, Bairro da Luz, Bairro do Pinheiro, Póvoa do Mileu, São Vicente e Sequeira. A escolha da “Boneca de Cristal” resultará da avaliação de um painel de Jurados (50%) e da votação on-line (50%), que decorre desde o passado dia 12 no site do Município. O bairro vencedor receberá o prémio de 1200 euros. A festa termina depois com a queima da boneca na tradicional fogueira dos santos populares, perfumada com rosmaninho e a noite fecha com o bailarico com AS BAND.

Segundo a autarquia, “a iniciativa “Santos do Bairro” pretende fomentar as dinâmicas dos bairros, adormecidas durante anos e propor uma nova e salutar agitação às ruas da cidade da Guarda. A iniciativa pretende ainda dinamizar a economia local.”

 

Festa de Encerramento dos Santos do Bairro 2018

Nos dias 23 e 24 de junho, o Município da Guarda promoverá a Festa de Encerramento dos Santos do Bairro 2018, na qual serão promovidas as seguintes atividades:
Feira de Artes e Ofícios; Espaço de Restauração; Baile Popular; Animação de rua; Queima da Boneca; Apresentação das Marchas Populares.

Dia 23 de Junho

10H00 – Abertura dos stands de Artes e Ofícios e Espaço de Gastronomia

10H00 – Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho

16H00 – Grupo de Concertinas da Sequeira

18H00 – Grupo Gotinha de Água

19H00 – ZaraGaitas

21H30 – Desfile das Marchas Populares

23H00 – Baile Popular, Banda Segunda Geração

 

Dia 24 de Junho

8H00 – Feira Anual de S. João

10H00 – Abertura dos stands de Artes e Ofícios

10H30 – Grupo de Bombos do Paúl

12H00 – Abertura do Espaço Gastronómico

15H00 – Pauliteiros de Miranda

17H30 – Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu

21H00 – Baile Popular AS BAND

22H00 – Anúncio dos vencedores dos concursos “Marcha Popular” e “Boneca de Cristal”

22H30 – Queima da Boneca dos Santos do Bairro

23H00 – Baile Popular AS BAND

 

Conteúdo Recomendado