Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural arranca em Almeida na sexta-feira

A 14.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural do concelho de Almeida vai reunir mais de uma centena de expositores nacionais e espanhóis e representa um investimento da ordem dos 300 mil euros.

A Câmara Municipal de Almeida, no distrito da Guarda, promove, de sexta-feira a domingo (3, 4 e 5 de fevereiro), em Vilar Formoso, a 14.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, para atrair visitantes e divulgar recursos cinegéticos e potencialidades locais.


O certame vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso e inclui exposições, gastronomia, conferências, concertos, animação e uma rota pelos fornos comunitários do concelho, entre outras atividades.


No âmbito do certame realizam-se a Expo Floresta e Canina, a Expo Agropecuária, a Expo Ibérica e a Expo Gastronomia, e uma exposição sobre a evolução da caça, pesca e agricultura desde a pré-história à atualidade, com animação interativa.


Segundo o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Machado, o evento que vai na sua 14.ª edição tem crescido de ano para ano e tem gerado procura por parte de expositores e das associações locais.


“É um evento que está consolidado para os [habitantes] locais, mas também atrai muitos visitantes que se deslocam da região, do país e também do estrangeiro, mais concretamente de Espanha”, disse o autarca à agência Lusa.


Devido ao certame, o concelho, situado junto da fronteira, também tem assistido ao aumento anual de atividades cinegéticas (batidas e montarias aos javalis e largadas de perdizes).


“Os clubes têm aberto as portas a novos associados e alguns deles têm investido no nosso concelho, onde compram casas, e deslocam-se ao fim de semana à custa desta atividade [cinegética]”, explicou.


A vertente da pesca “ainda não tem um crescimento” no concelho, mas o município de Almeida tem um projeto para valorização dos recursos hídricos, nomeadamente no rio Côa, e “já há interesse de algumas associações nessa questão”, adiantou.


A 14.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural do concelho de Almeida vai reunir mais de uma centena de expositores nacionais e espanhóis e representa um investimento da ordem dos 300 mil euros.


António José Machado referiu à Lusa que o evento deverá ser visitado por cerca de 15 mil pessoas, como tem acontecido em anos anteriores.


No âmbito do programa, no sábado, haverá uma montaria ao javali e, no domingo, uma largada de perdizes.


No cartaz musical destacam-se espetáculos de Bárbara Bandeira (sexta-feira, 22h30), Os Quatro e Meia (sábado, 22h30) e 4 Mens (domingo, 16h30).


A 14.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural é inaugurada pelas 18h00 de sexta-feira, com a participação do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, e encerra as portas pelas 19h00 de domingo.


Nos três dias do certame também decorre uma rota gastronómica de caça, pesca e outros sabores tradicionais nos restaurantes do concelho de Almeida.


Conteúdo Recomendado