Feira das Tradições divulga produtos típicos do concelho de Pinhel

A Câmara de Pinhel realiza, de 8 a 10 de fevereiro, a 18.ª Feira das Tradições e Atividades Económicas, com o objetivo de divulgar os produtos endógenos. Para António Ruas, o certame anual que visa promover as potencialidades económicas e culturais do concelho será «o maior evento» do género realizado atualmente no distrito da Guarda. […]

A Câmara de Pinhel realiza, de 8 a 10 de fevereiro, a 18.ª Feira das Tradições e Atividades Económicas, com o objetivo de divulgar os produtos endógenos.
Para António Ruas, o certame anual que visa promover as potencialidades económicas e culturais do concelho será «o maior evento» do género realizado atualmente no distrito da Guarda. Está prevista a participação de cerca de uma centena de expositores de várias áreas, considerando o autarca tratar-se de um certame «que já é uma referência a nível distrital, regional, e mesmo a nível transfronteiriço». Com a sua realização, a autarquia pretende valorizar os produtos endógenos, projetar o concelho de Pinhel e apoiar os produtores na divulgação e comercialização dos seus produtos, disse. O evento realiza-se nas antigas instalações da fábrica de calçado Rohde, que encerrou as portas em abril de 2006, lançando 370 trabalhadores para o desemprego. A Câmara Municipal de Pinhel arrendou o espaço e adaptou-o a Centro Logístico. A edição deste ano é dedicada às «canções, contos e lendas tradicionais» e engloba um orçamento de cerca de 150 mil euros, à semelhança da edição de 2012. António Ruas, que também é o presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, lembrou que aquela entidade e a Diputación de Salamanca (Espanha) tencionam criar uma central de vendas para escoamento de produtos agroalimentares transfronteiriços, onde se inclui a produção do concelho de Pinhel. Segundo o autarca, o projeto é justificado com a necessidade de ajudar os produtores locais no escoamento dos seus produtos, ganhando esta missão maior importância no atual momento de crise económica que afeta os dois países. «A minha preocupação, neste momento, é mais essa. É preciso dar passos no sentido de arranjar soluções para que as pessoas produzam, mas que tenham a certeza que esses produtos podem ser vendáveis. Se assim não for, não vale a pena», declarou. Sobre os temas da feira deste ano – canções, lendas e tradições -, disse que constituem «patrimónios que importa conhecer, preservar e divulgar», para poderem ser transmitidos às gerações vindouras. O certame que vai ocupar três pavilhões contempla vários espetáculos musicais, com destaque para Quim Barreiros (dia 8) e José Cid (9). Estão também agendados um desfile carnavalesco, um baile de carnaval e um colóquio sobre a temática da iniciativa. Durante os três dias da Feira das Tradições e Atividades Económicas de Pinhel haverá ainda exposições, tasquinhas, gastronomia e diversões.

Conteúdo Recomendado