Feira da Castanha e Paladares de Outono este fim de semana em Trancoso

Até domingo, dia 8 de novembro, Trancoso promove mais uma edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono, com duplicação do espaço destinado aos expositores.

A Feira da Castanha e Paladares de Outono 2015 contará com a participação de produtores de castanha, empresas de maquinaria agrícola especializada para a cultura de soutos, empresas comercializadoras de produtos para tratamento do castanheiro, empresas transformadoras da castanha, associações, cooperativas e instituições ligadas a este setor produtivo de enorme importância na região.

Diversos eventos vão integrar a programação da feira, envolvendo os produtores e o público potencial consumidor, como “showcookings”, conferências, exibição de jogos tradicionais e espetáculos musicais, com destaque para a realização das “Jornadas Técnicas sobre o Castanheiro” no auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso.

No âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Trancoso (CMT) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi assinado, a 29 de julho de 2015, um protocolo tendo por objetivo promover o reforço da cultura do castanheiro no concelho de Trancoso.

Este protocolo pretende fomentar a implementação de práticas de cultivo conducentes à melhoria da produtividade do castanheiro no concelho de Trancoso, mediante a realização de um conjunto de ações de experimentação em soutos disponibilizados para o efeito, bem como através da transferência de conhecimentos quer para o Gabinete Técnico do Município, quer diretamente para os produtores.

A produção de castanha em Portugal é de cerca de 33 mil toneladas, das quais 70% são exportadas. Trancoso é responsável por 5% da produção nacional que gera para os produtores do concelho um rendimento de cerca de 3 milhões de euros anuais.

A área de castanheiro evoluiu em Trancoso de 855ha em 1999 para 1348ha em 2009, o que representa um aumento de 57%.

Trancoso integra uma das quatro regiões demarcadas de produção de castanha, a DOP “Soutos da Lapa”, detendo o maior número de explorações e área plantada nesta região.

As variedades protegidas por esta denominação de origem são a “Longal” e a “Martaínha”. Ambas podem ser utilizadas para o mercado de fresco ou para a indústria, têm bom sabor e poder de conservação. Sendo a variedade Martaínha mais precoce de maior calibre que a Longal, e por isso mais valorizada no mercado, tem merecido maior preferência dos produtores em detrimento da Longal.

A variedade de castanha “Martaínha” é verdadeiramente a imagem de marca da castanha de Trancoso e da DOP “Soutos da Lapa”.

O certame é organizado pela Câmara e pela empresa municipal Trancoso Eventos e irá decorrer no Pavilhão Multiusos da cidade de Trancoso.

programa_castanha


Conteúdo Recomendado