FDIP quer gestão da Pousada da Juventude

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal(FDIP) pretende gerir a Pousada da Juventude da Serra da Estrela envolvendo para o efeito unidades hoteleiras locais e fazer protocolos com organizações desportivas.

A pretensão foi anunciada pelo presidente da Federação ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da FDIP, que decorreu no CI da Serra da Estrela, no ponto mais alto de Portugal.

De acordo com Pedro Farromba, o projeto é abrangente” e passa pela transformação do espaço na sede dos desportos de montanha em Portugal e ter ali a funcionar um centro de BTT, trekking e de recuperação de atletas em altitude e captação de novos talentos para os desportos de inverno”, refere aquele responsável.

Pedro Farromba explica que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal pretende aproveitar as condições naturais existentes para “desenvolver o conceito de desporto ligada à natureza”,

Pousadas da Juventude que vão ser postas a concurso até junho para passarem a ser geridas por privados, anunciou o Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

A solução “retira o Estado enquanto gestor hoteleiro, que não tem de ser, e mantém o conceito de rede”, defende aquele membro do Governo.

“Vamos, de forma metódica, e ao longo do tempo, entregar a gestão das Pousadas de Portugal a parceiros”, disse o governante,  sublinhando que o Governo recebeu “uma herança de 17 milhões de euros de `buraco`” e muitas pousadas a precisarem ser requalificadas, fruto do que considera ter sido uma descurada manutenção e modernização dos espaços existentes, em prol da construção de novas.

O processo é dividido em duas fases. Até março abrem as candidaturas relativas a dez unidades e até junho mais 15, perfazendo mais de metade da rede de Pousadas de Portugal, atualmente 40.

A pousada da juventude da Serra da Estrela é uma das unidades a concurso nesta primeira fase.


Conteúdo Recomendado