Fase “Bravo” começa terça-feira com área ardida cinco vezes superior a 2011

Incêndios A fase “Bravo” de combate a incêndios florestais começa na terça-feira com mais de seis mil bombeiros operacionais, num ano atípico em que a área ardida já é cinco vezes superior à registada no período homólogo em 2011. Segundo a Autoridade Florestal Nacional, os fogos consumiram, nos primeiros quatro meses do ano, 33.019 hectares […]

Incêndios

A fase “Bravo” de combate a incêndios florestais começa na terça-feira com mais de seis mil bombeiros operacionais, num ano atípico em que a área ardida já é cinco vezes superior à registada no período homólogo em 2011.

Segundo a Autoridade Florestal Nacional, os fogos consumiram, nos primeiros quatro meses do ano, 33.019 hectares de floresta, quando a área ardida no mesmo período do ano passado se situava nos 6406.

O último resumo estatístico provisório de dados de incêndios florestais indica que entre 1 de Janeiro e 30 de Abril se registaram 10.160 fogos, cerca de quatro vezes mais do que no mesmo período de 2011, quando deflagraram 2830.

A maior área ardida registou-se nos distritos de Braga e Bragança, enquanto o maior número de fogos se registou no Porto e em Viseu.

Nos primeiros três meses do ano, a GNR deteve 75 pessoas por suspeita de fogo posto em floresta e pela utilização indevida de fogo e identificou 223, segundo o MAI.

Durante a fase “Bravo” – a segunda mais crítica no combate e que se prolonga até 30 de Junho – vão estar operacionais 6271 elementos, 1577 veículos, 28 meios aéreos e 70 postos de vigia.

O Ministério da Administração Interna garante que na fase “Bravo”, a segunda de três que envolve um maior número de meios de combate aos fogos, haverá um reforço do dispositivo em relação a 2011, principalmente dos meios aéreos, que passam de 24 para 28. Estes meios vão aumentando ao longo da fase “Bravo”, começando com sete até 31 de Maio, aumentando para 24 até 15 de Junho, chegando depois aos 28.

A época mais crítica de incêndios florestais, a fase “Charlie”, começa a 1 de Julho.


Conteúdo Recomendado