Exposições de fotografia e pintura no Paço da Cultura da Guarda

A Galeria do Paço da Cultura recebe a partir de 2 de abril (quinta-feira) duas novas exposições: Fotografias de Viagem de Helena Pereira e Margarida Cardoso da Silva e Exposição de Pintura de Manuel Filipe. Ambas são inauguradas pelas 18 horas e têm entrada livre.

«Duas fotógrafas apresentam uma seleção de imagens captadas ao longo de mais de duas décadas em viagens pelos cinco continentes. Perpassam as emoções – do curioso ao maravilhado – em impressões de paisagens, cidades e gentes. Registos de diversidade de um mundo fascinante», como refere o catálogo desta exposição.

Helena Pereira e Margarida Cardoso Silva são ambas investigadoras e fotógrafas por paixão. São coautoras do blogue de viagens, “viajantesemgaia.blogspot.pt”. É nessa página que ambas descrevem através de fotografias e textos as suas experiências e aventuras de viajantes pelo mundo.
De salientar que as autoras têm agendadas duas visitas guiadas à sua exposição, no dia 15 de abril (quinta-feira) às 10 horas para o público escolar e no dia 18 de abril (sábado) às 16 horas para o público em geral.

A Exposição de Pintura de Manuel Filipe traz ao Paço da Cultura algumas das obras mais significativas do autor neorrealista português. Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa (depositária de uma parte significativa do espólio de Manuel Filipe).

Manuel Filipe, professor, pedagogo, expoente máximo da pintura do séc. XX português, nasceu em Condeixa em 1908 e faleceu em Lisboa em 2002. Passou pela Guarda como professor do ensino secundário.

Particularmente ativo entre 1943 e 1945, Manuel Filipe insere-se na corrente neorrealista que marcou o panorama artístico português nas décadas de 1940 e 1950. A sua obra, divide-se em três fases: Fase Negra (1942 – 1947), Fase Média (1961 – 1970) e Fase Última (1970 – 1978).
Está representado em coleções públicas e privadas, entre as quais: Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Lisboa; Museu do Chiado, Lisboa; Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco; Museu José Malhoa; Museu Municipal Santos Rocha, Figueira da Foz; Museu da Guarda; Secretaria de Estado da Cultura.
As exposições de fotografia e de pintura ficam patentes até 16 de maio e podem ser visitadas de terça a sábado das 13 horas às 19 horas.


Conteúdo Recomendado