Exposições de azulejo e desenho inauguradas no Paço da Cultura da Guarda

No próximo dia 4 de junho, quinta-feira, pelas 18 horas serão inauguradas na Galeria do Paço da Cultura da Guarda duas novas exposições.

As exposições “Os Painéis de S. Vicente de Fora” com “Outra Arte” em azulejo alicatado, de José Freire e “O Ódio é Figurativo”, desenhos de João Jacinto. Ambas vão ficar patentes até 18 de julho no Paço da Cultura e podem ser visitadas de terça a sábado das 13 horas às 19 horas. A entrada é livre.

José Freire é natural do Fundão, mas a sua residência artística é em Azeitão há já vários anos. Autodidata, expõe regularmente em Galerias e Salões.
Ao Paço da Cultura o autor traz uma réplica de uma pintura de referência datada do século XV e da autoria de Nuno Gonçalves: “Painéis de S. Vicente de Fora”, patente no Museu Nacional de arte antiga, em Lisboa.
A réplica que apresenta na Galeria do Paço tem de dimensões 3,50 por 1,40 metros e demorou cerca de um ano a ser executada. Trabalhada de uma forma singular (azulejo alicatado) e até hoje nunca reproduzida desta forma, o autor pretende afirmar a existência de outra técnica e contribuir para divulgar o conhecimento dos referidos Painéis.

João Jacinto vive e trabalha em Lisboa. É professor na Faculdade de Belas Artes de Lisboa desde 2001. Sobre desenhar, costuma dizer sempre aos alunos: “Às vezes aquilo que nós chamamos erro ou acidente ou parte mal desenhada, se é aceite e assimilada no fazer da página, transforma-se naquilo que de verdadeiramente surpreendente e interessante essa página de desenho tem.”
Sobre esta exposição, patente na Galeria do Paço, refere no catálogo: “Os desenhos não têm nenhum “assim” de serem feitos. Quem poderá acreditar que há um “assim” de os fazer?
Não é a esta ausência de um «assim» que devemos a ansiedade que envolve o ato de desenhar? Mas há um «assim» que se gosta de pensar ter sido o seu. Mas será que o foi? Em quantas, de tantas as vezes, a palavra diverge do pincel? O primeiro gesto divide-se entre esboçar no ar o súbito impulso rumo à abstração da forma, e pegar no papel. (…)”
Ambas as exposições são uma organização da Câmara Municipal da Guarda. De referir ainda que a exposição “O Ódio é Figurativo” de João Jacinto tem o apoio da Galeria Fernando Santos.


Conteúdo Recomendado