Exposição “Transversalidades – Fotografia sem fronteiras” em Celorico da Beira

De dia 29 de junho a 29 de julho estará patente ao público, no Centro Cultural de Celorico da Beira, e exposição de fotografia “Transversalidades : Fotografias sem fronteiras. Territórios ,Sociedades e Culturas em tempos de mudança.”, cedida pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

As fotos expostas foram as premiadas no Concurso de Fotografia subordinado a este tema,  que o CEI promove regularmente.

Partindo da importância que a imagem assume nas sociedades contemporâneas, impõe-se romper com processos mediáticos que excluem e deixam sem visibilidade vastas áreas do planeta, pelo que, no âmbito deste concurso, recorreu-se à fotografia como meio eficaz para promover a inclusão dos territórios. O projeto foi alargado a países doutros continentes onde perduram marcas da presença ibérica. Este aumento de escala e de coordenadas geográficas colocou, em tempos de globalização, estimulantes desafios: encontrar imagens que traduzam as reestruturações que percorrem aquelas regiões, captar sinais de continuidade e de mudança, dos arcaísmos e das inovações que atravessam tanto as metrópoles mais populosas como as mais remotas, longínquas e despovoadas regiões fronteiriças


Conteúdo Recomendado