Exposição promove Capeia Arraiana

Está a decorrer em Ciudad Rodrigo, no Palácio de los Águila, da Fundação Duques de Soria, uma exposição sobre a Capeia Arraina.

Inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal do Sabugal , António dos Santos Robalo e pelo presidente da Fundação Duques de Soria, D. Rafael Benjumea, a exposição sobre a Capeia Arraiana é organizada pela Câmara Municipal do Sabugal.

A realização desta exposição pretende estreitar as relações entre o município do Sabugal e a Fundação Duques de Soria e divulgar a capeia arraiana.

Recorde-se que a capeia está, desde 2011, registada em Portugal no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, o que dá um forte sentido de pertença e de identidade aos habitantes do concelho, em particular, à zona mais próxima da fronteira. De acordo com o município do Sabugal, a capeia arraiana “é a manifestação cultural típica, mais emblemática, e que se tem constituído como âncora e referência dos naturais do concelho espalhados pelo país e pelo mundo”. E acrescenta: ” É também um forte atrativo turístico, sendo muitos os forasteiros nacionais que nos visitam para participar nas capeias e nos encerros.”

A exposição é composta por 26 painéis com fotografias, textos e percorre as várias fases da capeia: construção do forcão, montagem da praça, encerro, boi da prova, pedido da praça, capeia e desencerro.

Esta exposição pode ser visitada entre as 9h30 e as 20h30 todos os dias, até 22 de setembro.


Conteúdo Recomendado