“O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas” é a exposição que estará patente no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, de 12 de agosto até 16 de outubro.
Esta exposição contará com cerca de 200 peças, entre pintura, desenho e cartazes, com a estrutura da exposição dividida em cinco áreas dispositivas: Depois da grande guerra, entre lisboa e paris: os rostos da sua geração e do seu mundo, Dinossauros excelentíssimos: Salazar, Caetano e outras figuras do poder, “Uma coisa nunca vista”: os rostos da revolução, “Diálogos confidenciais”: um imenso museu imaginário em papel de livro e jornal e “Sou um pintor tardio”: retratos da memória, do mito e do sonho.
Além de peças existentes no Museu Abel Manta, serão exibidas peças provenientes do Museu de Lisboa e do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, bem como da coleção do próprio artista.
A exposição produzida e coordenada pelo Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta tem a colaboração direta de João Abel Manta e sua família, a curadoria de Pedro Piedade Marques, o design gráfico de José Brandão/B2Design e a parceria do Museu de Lisboa e Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, Lisboa.
“Manta foi um exímio retratista até ao momento em que deixou de pintar, catálogo pictórico esse onde, sem surpresas, se encontra também uma considerável série de notáveis retratos”, que poderão agora ser vistos em exposição, como refere a autarquia de Gouveia.