Exposição “Ecos da Morte de Fernão Botto Machado na Imprensa” patente em Gouveia

A Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, acolhe, até ao dia 04 de dezembro, a exposição “Ecos da Morte de Fernão Botto Machado na Imprensa”.

A mostra, promovida pelo Município de Gouveia, está inserida nas comemorações dos 150 anos do nascimento do republicano Fernão Botto Machado, que nasceu em 1865 e morreu em 1924.

“A exposição compila um conjunto diversificado de textos publicados na imprensa da época onde se ressalva o percurso e o reconhecimento prestado pela sociedade portuguesa a este ilustre Gouveense”, segundo os promotores.

A comissão executiva das comemorações, liderada por Gil Barreiros, presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, adiantou que o homenageado foi “um humanista e idealista que sofria com os pobres e crianças desamparadas e, por isso, era tão amado pelo povo, por quem se haveria de bater até ao fim da sua vida”.

“Fernão Botto Machado abraçou, para além das causas sociais dos trabalhadores, a luta pela emancipação das mulheres, a instrução pública para todos e o direito dos animais, entre outras”, é recordado.

A fonte lembra que “abraçou a causa socialista e republicana desde muito cedo” e foi “candidato socialista em 1903 e em 1910 pelo partido republicano, vindo a ser eleito para a Assembleia Constituinte nas eleições de 1911”.

Botto Machado também desenvolveu uma “atividade notável” como jornalista, escrevendo com assiduidade em múltiplos periódicos, como “A Vanguarda”, “A Batalha” e “Solidariedade”.

Morreu a 3 de novembro de 1924, “deixando uma obra notável na defesa dos trabalhadores”.


Conteúdo Recomendado