Em termos das variações homólogas mensais, em maio de 2015 as exportações aumentaram 3,5%, devido ao comércio dentro da União Europeia, em especial devido aos veículos e outro material de transporte e combustíveis minerais, dado que se registou uma redução no comércio extra União Europeia, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Já as importações aumentaram 6,2% em resultado da evolução tanto do Comércio dentro e fora da União Europeia, refletindo sobretudo o acréscimo registado nos veículos e outro material de transporte, revela o gabinete de estatísticas.
Excluindo os combustíveis e lubrificantes, em maio de 2015 as exportações aumentaram 1,1% e as importações aumentaram 6,4% (respetivamente +5,3% e +13,1% em abril de 2015).
Considerando o trimestre terminado em maio de 2015 (março a maio), as exportações e as importações de bens aumentaram 8,0% e 11,0%, respetivamente, face ao período homólogo.
Neste período, o défice da balança comercial ampliou-se 611,4 milhões de euros para -2.965,8 milhões de euros e a taxa de cobertura diminuiu 2,2 pontos percentuais para 81,3%.
Segundo os dados divulgados pelo INE, no que se refere às variações face ao mês anterior, em maio de 2015 as exportações diminuíram 0,5%, devido ao comércio extra União Europeia – sobretudo em resultado da evolução dos veículos e outro material de transporte – tendo-se verificado um aumento nas exportações entre países da União Europeia.
Já as importações aumentaram 1,3%, em reflexo da evolução do comércio extra União Europeia, em especial nos combustíveis minerais, dado que as importações dentro da União Europeia diminuíram.