O mercado francês é o principal destino das exportações nacionais do setor do mobiliário e colchoaria, com 27% de quota no total, e cresceu 4% para 271,8 milhões de euros, ficando Espanha em segundo lugar com 269,4 milhões de euros, o que representou um aumento de 10%.
O terceiro maior destino das exportações de mobiliário e colchoaria é Angola, distante dos primeiros dois com um valor de 102,8 milhões de euros, tendo registado uma subida de 2% face aos primeiros nove meses de 2013.
A APIMA salientou “o crescimento homólogo de 156% no Reino Unido posicionando-o no quinto lugar” dos 10 principais mercados de exportações.
Os assentos representaram quase metade das vendas para o estrangeiro durante este período, num valor semelhante ao mobiliário para casa e outros fins, duas categorias que perfizeram 91,71% das exportações do setor.
“As importações registam um crescimento de 16% face a igual período homólogo, fixando-se nos 434 milhões de euros. O saldo da balança comercial sectorial continua superavitário, registando a importância de 591 milhões de euros”, acrescentou ainda a APIMA.