Exportação de vinhos produzidos na Beira Interior aumentou em 2014

No 8.º Concurso de Vinhos da Beira Interior participam 27 produtores com 75 vinhos tintos, brancos, espumantes e frisantes.

A exportação de vinho produzido na Beira Interior tem evoluído “de forma positiva” e em 2014 aumentou 8,6% em relação ao ano anterior, anunciou hoje a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), com sede na Guarda. “No último ano aumentámos as exportações em cerca de 8,6%. A colocação de vinhos no mercado externo tem evoluído de forma positiva”, disse hoje à agência Lusa o técnico da CVRBI Rodolfo Queirós.
O responsável, que falava no arranque do 8.º Concurso de Vinhos da Beira Interior, que decorreu até sábado no espaço do futuro Museu de Arte Sacra da Guarda, referiu que os vinhos da CVRBI também estão a conquistar novos mercados no estrangeiro, dando o exemplo de países como o Canadá, a Suécia e o Japão. “Estamos a conseguir vender para o Japão, que é, talvez, o mercado mais difícil de entrar”, reconheceu Rodolfo Queirós.
O técnico disse ainda que a produção de vinho tem aumentado na região da Beira Interior de ano para ano, tendo sido produzidos cerca de 20 milhões de litros em 2014. “O vinho deve ser o setor agrícola mais importante da região. As [cinco] cooperativas têm cerca de sete mil viticultores associados e, depois, temos 40 e tal produtores que dão trabalho direto ou indireto, mais temporário ou menos temporário, a muita gente”, apontou. A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e Castelo Branco, onde existem cerca de 50 produtores.
No 8.º Concurso de Vinhos da Beira Interior, organizado com a finalidade de promover a qualidade e aumentar a notoriedade dos vinhos da região, participam 27 produtores com 75 vinhos tintos, brancos, espumantes e frisantes. O júri, composto por enólogos, escanções, membros das câmaras de provadores e representantes de outras comissões vitivinícolas, é presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho. Os vinhos premiados serão conhecidos no dia 04 de julho, durante um jantar de gala, a realizar em Idanha-a-Velha, no distrito de Castelo Branco. O evento é organizado pela CVRBI com a colaboração da Associação Empresarial da Região da Guarda e da Associação Empresarial da Beira Baixa.


Conteúdo Recomendado