Exército associa-se à iniciativa Limpar Portugal

…limpeza de matas nacionais a 20 de Março O Exército Português vai aderir à iniciativa do movimento Limpar Portugal, com dois regimentos militares na limpeza de matas nacionais a 20 de Março, disse hoje à lusa fonte do Estado Maior daquele ramo. Destak/Lusa | destak@destak.pt “O Exército vai participar com homens e meios do Regimento […]

…limpeza de matas nacionais a 20 de Março

O Exército Português vai aderir à iniciativa do movimento Limpar Portugal, com dois regimentos militares na limpeza de matas nacionais a 20 de Março, disse hoje à lusa fonte do Estado Maior daquele ramo.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

“O Exército vai participar com homens e meios do Regimento de Infantaria 14, de Viseu”, na limpeza das serras naquela região, disse o tenente coronel Hélder Perdigão.

No entanto, o oficial lembra que os “militares do Exército procedem regularmente a operações de limpeza, manutenção e preservação das matas e florestas nacionais”, incluindo “equipas especializadas no combate aos incêndios florestais”.

O Exército envolve “centenas de homens ao longo do ano nestas actividades”, e vai “mobilizar novamente os seus recursos e meios” para participar no projecto Limpar Portugal.

Hélder Perdigão adiantou ainda que o Estado Maior do Exército decidiu associar-se a esta iniciativa devido “à preocupação ambiental das forças armadas e à necessidade de preservação estratégica dos recursos naturais nacionais”.

O Regimento de Infantaria 3, de Beja, também vai participar numa operação de proteção da floresta com militares a plantar árvores numa zona afetada por incêndios, acrescentou o tenente coronel.

O Movimento Limpar Portugal é inspirado num projeto semelhante desenvolvido na Estónia, utilizando as redes sociais da internet para mobilizar voluntários na remoção de lixos e entulhos deixados nas matas e florestas.

O Movimento já recebeu mais de 30 mil inscrições de voluntários que pretendem associar-se ao projecto.

Os promotores da iniciativa, que contam com o alto patrocínio do Presidente da República, pretendem que no próximo dia 20 de março milhares de pessoas limpem as matas e florestas nacionais de resíduos e lixos abandonados.


Conteúdo Recomendado